Chuva de meteoros ilumina o céu do Brasil nesta semana

Entretanto, a Lua pode atrapalhar a observação das Perseidas.

chuva de meteoros ilumina o céu do brasil nesta semana
Foto de uma chuva de meteoros. Imagem: Craig Letourneau/Pixabay

Na noite do dia 11 para o dia 12 de agosto, acontece o pico da chuva de meteoros Perseidas, uma das maiores do ano, sendo visível em todo o Brasil. O fenômeno astronômico recebeu o nome “Perseidas”, pois, os meteoros desta chuva surgem próximo da constelação de Perseus.

O melhor horário para assistir as Perseidas é a partir das 3h da madrugada, quando a constelação de Perseus surge no horizonte nordeste, um pouco mais à esquerda de onde o Sol nasce.

Não é necessário o uso de binóculos, lunetas ou outros instrumentos astronômicos para observar os meteoros.

Infelizmente, a Lua na fase minguante vai atrapalhar a observação, ofuscando os meteoros mais fracos. Para observar a chuva de meteoros é recomendado procurar locais afastados, longe da iluminação das grandes cidades.

“Nos centros urbanos observa-se menos atividade, pois somente os mais brilhantes ficam visíveis onde há muita iluminação artificial”, explica o astrônomo Marcelo de Cicco, doutorando no Observatório Nacional e coordenador da Exoss.

A origem dos meteoros é o cometa 109P Swift-Tuttle. Quanto a Terra atravessa a nuvem de poeira deixada pela cauda do cometa, os pequenos fragmentos entram na atmosfera do planeta e queimam devido ao atrito, apresentando o risco luminoso no céu.

A Exoss é uma rede colaborativa que busca conhecer as origens, natureza e características das órbitas dos meteoros.

Mapa do céu por volta das 3h, na latitude de São Paulo/SP, com a constelação de Perseus nascendo no horizonte nordeste. Imagem: Stellarium Online

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Tags:

Sobre o Autor

Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.