SpaceX: Protótipo da Starship explode durante teste

Apesar do problema na aterrissagem, o voo do SN8 foi considerado um sucesso. ‘Marte, aí vamos nós!’, disse Elon Musk.

Foto do voo de teste do SN8, protótipo da Starship da SpaceX.
Foto do voo de teste do SN8, protótipo da Starship da SpaceX. Crédito da imagem: SpaceX.

Na noite desta quarta-feira, 9, a SpaceX realizou um importante voo de teste do SN8, o protótipo da ambiciosa Starship, que deverá ser utilizada em futuras missões de colonização de Marte.

binoculo 7x50 1

Inicialmente, o teste estava previsto para ocorrer no dia anterior, mas os sistemas do SN8 detectaram algo anormal em um ou mais de seus motores e abortou automaticamente o lançamento dois segundos antes da decolagem.

O objetivo do teste era fazer a nave de 50 metros decolar, subir até uma altitude de 12,5 km, realizar manobras complexas e, então, pousar em segurança.

Praticamente todos esses marcos foram alcançados, exceto pelo pouso, com a nave descendo rápido demais e se desfazendo em uma bola de fogo, 6 minutos e 42 segundos após o lançamento.

O teste animou Elon Musk, CEO da SpaceX, chegando a publicar no twitter “Marte, aí vamos nós!”.

Ele já havia anunciado que não esperava que o teste fosse um sucesso completo e que havia uma chance de 1 em 3 do protótipo não pousar inteiro, devido à complexidade do sistema.

canal de ofertas

“A pressão do tanque do coletor de combustível estava baixa durante a queima de pouso, fazendo com que a velocidade de touchdown fosse alta e RUD [explodiu], mas obtivemos todos os dados de que precisávamos! Parabéns equipe SpaceX”, explicou Musk. 

Em testes anteriores, os protótipos eram apenas grandes silos voadores com os motores Raptor, de nova geração da SpaceX, voando até 150 metros de altura.

Já o SN8 tinha um nariz no formato de um cone e abas estabilizadoras e faria um salto muito maior.

Colonização de Marte

A ideia é que a Starship será utilizada para transportar cargas e astronautas para Lua, Marte e outros destinos distantes.

O futuro sistema de lançamento será composto por duas partes: a Starship, uma espaçonave de aço inoxidável com seis motores Raptors, e um foguete gigante, o Super Heavy, com cerca de 30 motores. Ambos serão reutilizáveis.

VEJA MAIS

A nave será capaz de viajar da Terra até Marte e fazer o caminho de volta para o nosso planeta.

Elon Musk está confiante que a SpaceX deverá lançar a sua primeira missão tripulada até Marte em 2026… 2024 “se tivermos sorte”, afirmou.

O protótipo SN9 está quase pronto e é semelhante ao SN8, mas com algumas melhores, devendo ser testado em breve.

“Grandes atualizações estão programadas para SN15″, disse o CEO da SpaceX em outro tweet.

Abaixo é possível conferir a transmissão completa do voo de teste do SN8:

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *