Empresas se unem para lançar uma estação espacial comercial

Objetivo é manter pesquisas científicas e industriais após a aposentadoria da Estação Espacial Internacional.

Ilustração artística da Starlab, a estação espacial comercial da Voyager Space e Lockheed Martin.
Ilustração artística da Starlab, a estação espacial comercial da Voyager Space e Lockheed Martin. Crédito. Nanoracks

As empresas americanas Voyager Space e Lockheed Martin acabam de anunciar uma parceria com o objetivo de desenvolver e lançar uma estação espacial comercial, batizada de Starlab.

O anúncio foi feito pela Nanoracks, uma subsidiária da Voyager Space. A estrutura principal da estação consiste em um grande habitat inflável de 340 m³, com capacidade para comportar de forma contínua até quatro astronautas simultâneos.

De um lado, a estrutura terá um ponto de ancoragem para espaçonaves e, de outro, um sistema que fornecerá propulsão e energia para o laboratório orbital. A Starlab contará ainda com um braço robótico para manutenção e movimentação de cargas úteis.

De acordo com a Nanoracks, o objetivo da Starlab é ser uma plataforma comercial dedicada a realizar pesquisas científicas e industriais, garantindo a presença e liderança dos Estados Unidos na órbita baixa da Terra.

Recentemente, a NASA anunciou o projeto “Commercial Low-Earth Orbit (LEO) Destination (CLD)”, para apoiar o desenvolvimento de estações espaciais privadas, antes da aposentadoria da Estação Espacial Internacional (ISS), e garantir a continuidade das pesquisas científicas em órbita.

Atualmente, a ISS conta com uma eclusa de ar da Nanoracks, a Bishop Airlock, utilizada para realizar pesquisas privadas e públicas, como o lançamento de pequenos satélites e transferências de cargas dentro e fora da estação.

“Desde o início, a Nanoracks buscou possuir e operar uma estação espacial privada para desbloquear totalmente a demanda do mercado. Nossa equipe passou a última década aprendendo sobre o negócio de estações espaciais, entendendo as necessidades dos clientes, mapeando o crescimento do mercado e auto financiando-se em hardware privado na ISS, como a Bishop Airlock. Nanoracks e nossa equipe estão entusiasmados em trabalhar com a NASA e nossos amigos em todo o mundo à medida que avançamos com o Starlab”, afirmou Jeffrey Manber, CEO e cofundador da Nanoracks.

Construção da estação espacial

A Voyager Space será a responsável por liderar a estratégia comercial e o investimento de capital para o desenvolvimento da Starlab. Já a Lockheed Martin será a responsável por fabricar e integrar a estrutura, bem como desenvolver as naves espaciais.

VEJA MAIS

“Estamos entusiasmados por fazer parte de uma equipe tão inovadora e capaz – que permite a cada empresa alavancar seus principais pontos fortes. A vasta experiência da Lockheed Martin na construção de naves espaciais e sistemas complexos, juntamente com a inovação comercial da Nanoracks e a experiência financeira da Voyager permitem que nossa equipe crie uma estação espacial focada no cliente que irá alimentar nossa visão de futuro. Investimos significativamente em tecnologia de habitat, o que nos permite propor um projeto de nave espacial orientado para a missão e econômico para o Starlab”, afirmou Lisa Callahan, vice-presidente e gerente geral da Lockheed Martin.

A ideia é que a estação tenha clientes do mundo todo, além de atender o mercado do turismo espacial e outras atividades comerciais e empresariais em órbita.

A expectativa é que a estação espacial comercial esteja operacional em 2027.

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.