Nave de carga atraca com sucesso na estação espacial chinesa

Missão leva suprimentos para a próxima missão de astronautas da China.

nave de carga atraca com sucesso na estacao espacial chinesa
Foto do lançamento da nave de carga Tianzhou-3. Imagem: NASA SpaceFlight/Reprodução

Durante a madrugada desta segunda-feira, 20 de setembro, a China lançou com sucesso a nave de carga Tianzhou-3, a partir do centro de lançamentos de Wenchang, na região costeira do país. Cerca de sete horas depois da decolagem a espaçonave atracou na Estação Espacial Chinesa Tiangong.

O lançamento foi feito por meio de um foguete Long March 7. Para se aproximar da Tiangong, a Tianzhou-3 realizou seis manobras orbitais automáticas para conseguir se acoplar ao módulo Tianhe. A chegada do cargueiro ocorreu três dias depois que a tripulação da Shenzhou-12 deixou a estação espacial para retornar à Terra.

O cargueiro não tripulado levou seis toneladas de suprimentos, experimentos e equipamentos para a futura visita de astronautas chineses – também chamados de taikonautas – da Shenzhou-13, que tem decolagem prevista para o início de outubro.

Há rumores de que nesta missão estará a astronauta chinesa Wang Yaping, que já viajou na missão Shenzhou-10, de 2013, e que está em treinamento para missões em estações espaciais.

Os taikonautas deverão ficar seis meses em órbita, um novo recorde para a China. O recorde anterior foi da missão Shenzhou-12, com os astronautas ficando três meses em órbita.

A expectativa é que a Tiangong seja concluída até o final do ano que vem. Ela será formada por três módulos, dispostos na forma de um “T”, sendo que dois deles serão lançados no segundo e terceiro trimestres de 2022. Somente o Tianhe, que já está em órbita, tem 16,6 metros de comprimento e 4,2 metros de diâmetro. Ao todo, 11 missões serão necessárias para concluir a estação espacial chinesa.

A China tem planos futuros de expandir a Tiangong para seis módulos, a partir do uso de módulos extras de backup ou a partir de colaborações com outros países.

Animação mostrando a Tianzhou-3 acoplando ao módulo Tianhe, da Tiangong.

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Redação

O seu guia de astronomia na internet.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *