NASA espera que cooperação com a Rússia continue para além de 2030

Russos planejam deixar a ISS em 2028 para construir uma estação espacial própria.

Concepção artística da estação espacial Gateway, em órbita da Lua.
Concepção artística da estação espacial Gateway, em órbita da Lua. Crédito: NASA

O administrador da NASA, Bill Nelson, afirmou em entrevista que espera que a cooperação espacial entre os Estados Unidos e a Rússia continue após o ano de 2030.

“Estou muito esperançoso e muito otimista de que este relacionamento extraordinário que tivemos, [um] muito bom, continuará”, disse Nelson.

No próximo trimestre, Dmitry Rogozin, diretor geral da Agência Espacial Federal Russa (Roscosmos), deve discutir com a NASA a possibilidade de estender a operação da Estação Espacial Internacional (ISS) além do ano de 2024.

Em operação há mais de 20 anos, existem preocupações quanto à segurança da estação, por conta do desgaste dos equipamentos.

Aposentadoria da ISS

Entretanto, os russos estão planejando deixar de utilizar a ISS em 2028, para construir um laboratório orbital próprio.

Por outro lado, a NASA espera que a Roscosmos coopere na construção da Gateway, uma nova estação espacial que será construída em órbita da Lua. Em 2017, um acordo foi celebrado entre Estados Unidos e Rússia para a criação da estação lunar.

Porém, os russos abandonaram o projeto afirmando que foi atribuído a eles um pequeno papel na Gateway. Além disso, a agência espacial russa tem projetos solos de exploração da Lua.

Na reunião com Rogozin, Nelson pretende discutir não apenas a questão da ISS, mas também a cooperação da Rússia na nova estação. “Quero que a Rússia coopere conosco na Gateway”, afirmou ele.

O administrador da NASA disse ainda que pretende negociar a compra de assentos de astronautas americanos na espaçonave russa Soyuz. A iniciativa é vista como uma precaução, caso ocorra algum problema com as cápsulas comerciais dos Estados Unidos.

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor