Passado de Marte ficou marcado por supererupções vulcânicas, diz NASA

Milhares de explosões violentas podem ter alterado o clima do planeta vermelho durante milhões de anos.

arabia terra em marte
Imagem da região de Arabia Terra, em Marte, onde é possível perceber várias crateras cheias de rochas em camadas, captada pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA. Imagem: NASA / JPL-Caltech / University of Arizona

De acordo com um novo estudo, o planeta Marte experimentou milhares de “supererupções” vulcânicas há cerca de 4 bilhões de anos atrás. Segundo cientistas da NASA, essas erupções ocorreram durante um período de 500 milhões de anos, liberando grandes quantidades de poeira, vapor de água, dióxido de carbono e dióxido de enxofre na atmosfera, bloqueando a luz e mudando o clima marciano por décadas.

“Cada uma dessas erupções teria um impacto climático significativo – talvez o gás liberado tenha tornado a atmosfera mais espessa ou bloqueado o Sol e tornado a atmosfera mais fria”, disse Patrick Whelley, geólogo da NASA e líder do estudo.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores encontraram evidências dessas grandes erupções em uma região chamada de Arabia Terra, localizada no norte de Marte. O que antes acreditava ser depressões provocada por impactos de asteroides, os cientistas propuseram que essas bacias eram na verdade grandes caldeiras vulcânicas.

Em um estudo de 2013, pesquisadoras já haviam notado que essas estruturas não eram perfeitamente redondas, como era de se esperar em uma cratera de impacto. Além disso, eles notaram sinais de colapso, pisos muito profundos e bancos de rocha perto das paredes.

A partir daí, os cientistas começaram a procurar minerais associados ao vulcanismo nas paredes de cânions e crateras a centenas de milhares de quilômetros das caldeiras. Os pesquisadores identificaram depósitos ricos em minerais, com as camadas de cinzas muito bem preservadas e com um volume e um padrão de distribuição que só poderia ser explicado por milhares de grandes erupções.

Monte Olimpo

Na Terra, a mais recente supererupção ocorreu há 76 mil anos, em Sumatra, na Indonésia. Vulcões capazes de gerar erupções explosivas estão espalhados por nosso planeta, mas em Marte eles parecem estar concentrados em apenas uma região.

Vale lembrar que Marte conta com o maior vulcão do Sistema Solar, o Monte Olimpo, 100 vezes maior em volume do que o maior vulcão da Terra, o Mauna Loa, no Havaí. Entretanto, é na região marciana de Arabia Terra que se tem a primeira e única evidência de que o planeta vermelho também teve vulcões explosivos.

“As pessoas vão ler nosso estudo e dizer ‘Como? Como Marte pôde fazer isso? Como pode um planeta tão minúsculo derreter rocha suficiente para alimentar milhares de supererupções em um único local?’…Espero que essas questões tragam muitas outras pesquisas”, afirmou o pesquisador da NASA.