Rússia envia atriz para a Estação Espacial Internacional

ISS será palco do primeiro longa-metragem filmado no espaço.

Rússia envia atriz para a Estação Espacial Internacional

Nesta terça-feira, 5 de outubro, a Rússia lançou com sucesso a espaçonave Soyuz MS-19 em direção à Estação Espacial Internacional (ISS). A bordo estava a atriz russa Yulia Peresild, o cineasta russo Klim Shipenko, além do cosmonauta Anton Shkaplerov.

A atriz participará da gravação de um filme durante os próximos 12 dias, o primeiro da história a ser gravado no espaço. O título provisório do longa é “O Desafio”, no qual ela interpreta uma cirurgiã que precisa fazer uma cirurgia em um cosmonauta que sofreu uma parada cardíaca, durante uma caminhada espacial.

O filme é um projeto conjunto entre a Agência Espacial Federal Russa (Roscosmos), a estatal Channel One Russia e o estúdio Yellow, Black and White.

Peresild já atuou em filmes e séries de televisão russos premiados, além de ter participado de peças de teatro. A atriz foi selecionada entre 3.000 candidatos para o papel.

Já Shipenko será responsável pela iluminação, maquiagem e operação da câmera. Ele já chegou a produzir o longa-metragem “Salyut 7”, que foi vagamente baseado em uma missão russa real de uma estação espacial de 1985.

Espera-se que a maior parte dos 35 a 40 minutos de filmagens aconteçam no módulo russo Nauka, porém, outras partes da estação espacial podem ser mostradas. Ainda não está claro se os astronautas e os cosmonautas a bordo vão aparecer na tela.

“Estamos prontos. Mesmo que estejamos, é claro, nervosos. E é por isso que nos apoiamos uns aos outros o tempo todo. Ninguém teve essa experiência ainda. É sempre difícil e assustador ser pioneiro, mas é muito interessante!”, afirmou Peresild no Instagram.

O lançamento da Soyuz ocorreu a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, às 5h55 (horário de Brasília), com a acoplagem na ISS ocorrendo às 09h55.

VEJA MAIS

Tom Cruise

A Roscosmos anunciou pela primeira vez o projeto do filme no espaço em novembro de 2020, pouco tempo após as notícias de que o ator Tom Cruise pretendia rodar um filme a bordo da estação espacial.

No caso do lado americano, a produção do longa-metragem terá envolvimento das empresas SpaceX e Axion, a NASA, além do diretor Doug Liman. Ainda não informações sobre quando o filme será rodado.

Da esquerda para direita, Yulia Peresild, Anton Shkaplerov e Klim Shipenko. Crédito: Roscosmos

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.