ESA lançará satélite para prover comunicação para astronautas na Lua

Expectativa é que ele seja o primeiro serviço comercial a oferecer retransmissão de dados durante a futura exploração lunar.

ESA lançará satélite para prover comunicação para astronautas na Lua

De olho no emergente mercado de exploração lunar, a Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou que fechou um contrato com a empresa Surrey Satellite Technology Ltd (SSTL) com o objetivo de lançar o satélite Lunar Pathfinder, que fornecerá serviços comerciais de comunicação para futuras missões na Lua. A previsão é que o satélite seja lançado em 2024.

Nos próximos anos, é esperado o retorno das missões tripuladas à Lua – como o projeto Artemis da NASA -, o envio das sondas russas Luna 25 e 27, assim como o lançamento de outras missões comerciais. Como é esperado que essa exploração humana ocorra nas regiões polares da Lua – por serem fontes potenciais de recursos como água, combustível e oxigênio – serão necessários satélites retransmissores para manter a comunicação contínua de robôs e humanos com a Terra.

“O Lunar Pathfinder será o primeiro serviço comercial a atender à necessidade de retransmissão de dados ao redor da Lua e não apenas demonstrará uma ideia de negócio inovadora, mas esperamos que também estimule o mercado lunar emergente. Ao serem pioneiros em uma solução comercial e modelo de entrega de serviço na órbita lunar, a SSTL e a ESA estão abrindo a porta para fornecer serviços ao Sistema Solar e contribuindo para o progresso científico da exploração do espaço profundo”, afirmou Phil Brownnett, diretor executivo da SSTL.

A expectativa é que o Lunar Pathfinder seja o pontapé inicial para a construção de uma rede de comunicações e de transmissão de dados ao redor da Lua. Além disso, o satélite da ESA contará com dois experimentos, sendo um para fornecer dados de navegação para exploração lunar, assim como ocorre com o sistema GPS na Terra; e outro para monitoramento do clima espacial, com o objetivo de medir os níveis de radiação que os futuros exploradores seriam expostos.

Além disso, a NASA fornecerá como carga útil um retrorrefletor a laser, permitindo a comparação com os dados de posicionamento da órbita do experimento de navegação da ESA. A ESA também está discutindo com a agência espacial americana o uso do Lunar Pathfinder para o programa Artemis.

“Exploração é descoberta e retorno de conhecimento à Terra, então, na nova era da exploração lunar, precisamos de um serviço de comunicação robusto e rápido. O serviço Lunar Pathfinder da SSTL estará disponível para todos, permitindo ciência lunar de baixo custo, demonstração de tecnologia e exploração comercial. Como líder na exploração lunar, a ESA planeja usar seus serviços extensivamente”, disse David Parker, diretor de exploração humana e robótica da ESA.

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor