NASA seleciona NatGeo para cobrir retorno de humanos à Lua

Empresa de mídia acompanhará os bastidores da histórica missão Artemis.

Ilustração artística da cápsula Orion próxima da Lua.
Ilustração artística da cápsula Orion próxima da Lua. Crédito: NASA

Nesta sexta-feira, 29 de outubro de 2021, a NASA anunciou que selecionou a National Geographic, empresa responsável pelo canal NatGeo, para cobrir o lançamento da missão Artemis 2, ainda sem data para ocorrer.

Em novembro de 2020, a NASA convocou empresas de mídia para que apresentassem projetos com o objetivo de fazer uma cobertura dos bastidores do programa Artemis, que retomará os voos tripulados à Lua.

Após um processo de seleção competitivo, a NASA anunciou a parceria com a National Geographic, a partir de um acordo não reembolsável, que não prevê a troca de fundos entre as duas entidades.

A ideia é que a empresa de mídia desenvolva um equipamento audiovisual compacto e leve para ser instalado no interior da cápsula Órion, durante o voo tripulado da Artemis 2.

A National Geographic – pertencente ao conglomerado da Disney – planeja narrar a missão de uma maneira multiplataforma e para um público global, utilizando todos os seus ativos de mídia, incluindo revistas, redes sociais e programas de TV. Também está nos planos criar uma experiência imersiva a bordo do Orion.

Artemis 1, 2 e 3

Nesta semana, representantes da NASA afirmaram que o lançamento da Artemis 1 deverá ocorrer em fevereiro de 2022. A missão não tripulada consiste em testar os sistemas do foguete Space Launch System (SLS) e da espaçonave Orion no espaço.

O voo deverá durar entre três e seis semanas, e inclui uma passagem a 100 km da superfície lunar e a entrada em órbita da Lua.

Se o teste for bem-sucedido, o Artemis 2 será lançado transportando astronautas, viajando até a órbita da Lua e retornando à Terra, mas sem o pouso lunar, o que deve ocorrer apenas na Artemis 3.

O cronograma da Artemis 2 ainda não foi divulgado oficialmente, mas acredita-se que ele ocorra em até 21 meses após o voo da Artemis 1. Já a Artemis 3 não deve ser lançada antes de 2024.

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *