NASA marca data para retomada dos voos tripulados para a Lua

Missão Artemis 1 permanecerá até seis semanas no espaço, incluindo 6 dias em órbita lunar.

Ilustração artística do Artemis 1 no espaço. Crédito: NASA
Ilustração artística do Artemis 1 no espaço. Crédito: NASA

Após um hiato de quase 50 anos, a Lua voltará a receber astronautas em breve. Em fevereiro de 2022, a NASA poderá lançar o Artemis 1, o gigantesco foguete que abrirá caminho para a retomada da exploração tripulada da Lua.

Segundo Mike Sarafin, gerente da missão Artemis 1, o foguete não tripulado deverá ser lançado entre os dias 12 e 27 de fevereiro de 2022. Caso haja algum atraso nos preparativos para o lançamento, o veículo poderá decolar entre 12 e 27 de março ou de 8 a 23 de abril do ano que vem.

Essas datas são apenas estimativas, mas já deixam claro que o Artemis 1 não deverá sair do chão neste ano. A NASA deverá anunciar um cronograma mais preciso após realizar testes e ensaios no novo foguete.

No último dia 20 de outubro, a agência anunciou que concluiu a instalação da espaçonave Orion no topo foguete Space Launch System (SLS), encerrando a montagem do veículo.

No final deste ano, o foguete deverá ser movido para a plataforma de lançamento para realizar testes de abastecimento. Um teste de ignição dos motores RS-25 está previsto para ocorrer no início de janeiro do ano que vem.

“Concluir o empilhamento é um marco muito importante. Isso mostra que estamos na reta final da missão”, disse Sarafin.

Missão Artemis 1

A missão terá entre três e seis semanas de duração (dependendo da data de lançamento) e tem como objetivo testar os sistemas do SLS e da Orion no espaço.

Durante o voo, o Artemis 1 chegará a 450 mil km de distância da Terra, incluindo uma passagem a 100 km da superfície da Lua. Também está previsto utilizar a força gravitacional lunar para impulsionar a Orion em uma órbita profunda retrógrada, a cerca de 70 mil km da Lua, ao longo de seis dias.

O voo será concluído quando a cápsula retornar à Terra e pousar suavemente no Oceano Atlântico.

VEJA MAIS

A data de lançamento do Artemis 1 afeta diretamente a programação para a decolagem da Artemis 2, a primeira missão que levará astronautas a bordo, mas ainda sem o pouso lunar.

Como o foguete tripulado utilizará alguns componentes do Artemis 1, estima-se que o período de lançamento entre as duas missões será entre 20 e 21 meses. Isso significa que o Artemis 2 deverá ser lançado apenas no final de 2023.

Já o pouso na Lua ocorrerá apenas com a missão Artemis 3, que não deve ocorrer antes de 2024.

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *