Meteorito pode ter provocado rachadura na ISS, diz Roscosmos

Estação espacial apresentava vazamento de ar acima do normal há mais de um ano.

micrometeorito pode ter provocado vazamento de ar na iss
Foto da Estação Espacial Internacional em órbita da Terra. Crédito da imagem: NASA

Durante entrevista para um canal de TV russo, Dmitry Rogozin, atual diretor da Agência Espacial Federal Russa (Roscosmos), afirmou que o impacto de um micrometeorito poderia ser a causa provável do vazamento de ar na Estação Espacial Internacional (ISS), descoberto em agosto passado.

binoculo 7x50 1

Desde setembro de 2019 o laboratório orbital estava apresentando uma taxa de escape de ar acima do normal.

Após meses reunindo dados e realizando testes de vedação, os astronautas conseguiram no final do ano passado encontrar a rachadura no módulo Zvezda, localizado no segmento russo da estação.

A rachadura já foi selada de forma improvisada, mas um equipamento para reparo permanente deve chegar na estação espacial em fevereiro próximo.

Rogozin chegou a afirmar durante a entrevista que o vazamento também poderia ter natureza “tecnológica”, mas ele não entrou em mais detalhes.

canal de ofertas

Segundo o diretor-executivo da Roscosmos para programas tripulados, Sergei Krikalev, a tripulação da ISS está procurando atualmente por outro vazamento potencial de ar no módulo russo.

Pequenos vazamentos são comuns e não representam perigo para os astronautas, uma vez que a estação orbital possui tanques de nitrogênio para repressurização de rotina.

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *