Asteroide passou de raspão na Terra neste último domingo

Objeto só foi descoberto horas depois.

asteroide passou de raspao na terra neste ultimo domingo
Concepção artística de um pequeno asteroide passando próximo da Terra. Imagem: Urikyo33/Pixabay

No último domingo, 16, um pequeno asteroide passou a apenas 2.950 km acima da superfície da Terra. Ele chegou tão perto que a gravidade do nosso planeta alterou sua órbita. A passagem ocorreu sobre o Oceano Índico, por volta da 1h da madrugada (horário de Brasília).

binoculo 7x50 1

Felizmente, mesmo que ele tivesse acertado nosso planeta, ele não teria feito grandes estragos, já que ele tem apenas entre 3 e 6 metros de diâmetro. Muito provavelmente ele teria queimado na atmosfera. Na melhor das hipóteses, pequenos fragmentos (meteoritos) chegariam até a superfície.

Para efeito de comparação, o asteroide de Chelyabinsk, que explodiu no céu na Rússia em 2013, tinha 19 metros de diâmetro, muito maior do que este.

Diante do seu pequeno tamanho, o astro batizado de 2020 QG só foi descoberto horas depois de sua passagem rasante, a partir de imagens captadas pelo Observatório Palomar, nos Estados Unidos. Isso é uma boa notícia, o que aponta que já temos observatórios capazes de detectar asteroides diminutos.

canal de ofertas

O 2020 QG já se tornou o objeto que mais se aproximou do nosso planeta. O recorde anterior era do 2011 CQ1, que passou a cerca de 5.500 km acima de nós. Já o 2020 JJ passou em torno de 7.000 km da Terra, em maio deste ano.

A passagem de asteroides pequenos próximo da Terra é comum, ocorrendo em torno de uma vez por ano.

2020qg
Imagem captada do asteroide 2020 QG, aparecendo como uma linha devido ao seu movimento ter borrado a foto durante a exposição. Imagem: ZTF/Caltech Optical Observatories

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.