Desligamento de motor causou explosão de foguete da Firefly

Esta seria a primeira tentativa da empresa de fazer um voo orbital.

Imagem da primeira tentativa de lançamento orbital do foguete Alpha, da Firefly.
Imagem da primeira tentativa de lançamento orbital do foguete Alpha, da Firefly. Imagem: Firefly/Reprodução

A Firefly afirmou que a falha do foguete Alpha, que terminou com uma grande explosão na última quinta-feira, 2 de setembro, foi provocada pelo desligamento prematuro de um dos quatro motores. Segundo a empresa, após 15 segundos do lançamento, as válvulas principais do motor 2 simplesmente fecharam, desligando o motor. Com isso, o foguete continuou a subir utilizando apenas os três motores restantes, mas com um empuxo reduzido.

binoculo 7x50 1

Isso explica o fato de o foguete não ter alcançado a velocidade supersônica após 2 minutos e 20 segundos da decolagem. Essa velocidade deveria ter sido atingida cerca de 40 segundos após o lançamento.

Em um vídeo divulgado pela empresa, é possível perceber que um dos motores desliga durante a subida do foguete.

Mesmo com a falha, o foguete manteve o controle durante 165 segundos. Porém, como o Alpha não atingiu o empuxo e velocidade corretas, o sistema não conseguiu manter a trajetória estável. O foguete acabou saindo de controle cerca de 10 segundos antes da explosão.

canal de ofertas

A empresa afirma que iniciou uma investigação completa para descobrir o que fez o motor 2 desligar mais cedo do que o previsto. Esta seria a primeira tentativa da Firefly de lançar um foguete orbital. No comunicado, a empresa ressalta que tratava-se de um voo de teste.

“Adquirimos uma grande quantidade de dados de voo que aumentarão muito a probabilidade de Alpha alcançar a órbita durante seu segundo voo. Em suma, tivemos um primeiro voo de muito sucesso”, afirmou a Firefly no Twitter.

A Firefly pretende entrar no concorrido mercado de lançamento de pequenos satélites. A empresa prometeu realizar o segundo voo do foguete Alpha o mais rápido possível.

https://www.youtube.com/watch?v=qFjoPw0CfAU

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *