ISS ao vivo: canais para ver imagens da estação espacial

Confira imagens do planeta Terra visto do espaço em tempo real.

Estação Espacial em tempo real

A Estação Espacial Internacional (ISS) se tornou um dos mais importantes laboratórios orbitais para pesquisas em microgravidade de longa duração.

Durante as últimas duas décadas, experiências realizadas a bordo da estação espacial geraram inúmeras descobertas e publicações científicas em diversas áreas, como física, biologia, medicina e desenvolvimento industrial. Além do uso governamental, a ISS também é utilizada para pesquisas comerciais e acadêmicas.

Ela começou a ser construída em 1998, a partir de uma parceria com 15 países, entre eles, Estados Unidos, Rússia, Canadá, Japão e vários países europeus. A primeira tripulação chegou à ISS no dia 2 de novembro de 2000.

A montagem do laboratório orbital demorou 10 anos e demandou mais de 30 missões espaciais. Nos últimos 20 anos, astronautas de 19 países já visitaram a estação espacial, inclusive o brasileiro Marcos Pontes.

Originalmente, a estação espacial foi projetada para ter uma vida útil de 15 anos, mas ela está em operação há mais de 20 anos, com planos de ser desativada em 2024. Entretanto, os Estados Unidos estão propondo estender esse prazo para 2030.

Se você sempre sonhou em ser um astronauta e observar o nosso planeta do espaço, confira abaixo três canais que transmite ao vivo o dia a dia a bordo da Estação Espacial Internacional.

NASA TV

Ao longo da programação da NASA TV, no YouTube, a agência espacial dos Estados Unidos exibe regularmente imagens ao vivo captadas dentro e fora da Estação Espacial Internacional.

Além disso, o canal exibe programas e entrevistas em inglês que apresentam a rotina no interior do laboratório orbital, assim como faz a cobertura ao vivo de lançamentos de missões em direção à ISS e caminhadas espaciais realizadas pelos astronautas.

Space Videos

Se você gosta de apreciar nosso planeta, há anos o Space Videos transmite ao vivo e de forma ininterrupta imagens da Terra captadas diretamente da ISS, além de apresentar informações como localização geográfica, altitude, velocidade e posição do laboratório orbital em um mapa.

A transmissão utiliza câmeras de observação da Terra cedidas pela NASA. Essas câmeras gravam o nosso planeta a 60 quadros por segundo e tem baixa exposição à luz, para garantir uma boa visão da Terra. Como essa exposição é rápida, as imagens não conseguem captar as estrelas no céu.

Como a ISS completa uma volta em torno do nosso planeta em cerca de 90 minutos, a cada órbita a estação espacial fica durante 45 minutos no lado noturno da Terra.

Durante os períodos de escuridão, para que a tela não fique escura, o canal pode transmitir imagens pré-gravadas. Quando as imagens voltam a ser transmitidas ao vivo, o vídeo apresenta um “Live Now” no canto superior esquerdo da tela.

VEJA MAIS

IBM

Outro canal que transmite imagens da Terra ao vivo por meio de câmeras com resolução HD instaladas na parte externa da Estação Espacial Internacional é a empresa IBM.

Assim como o Space Videos, o vídeo é transmitido durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, com a transmissão sendo interrompida ocasionalmente por alguns minutos quando ocorre uma perda de sinal entre a ISS e a rede de comunicação em terra ou a câmera está sendo usada para fins operacionais da estação.

Quando a estação espacial está no lado noturno da Terra, a imagem fica escura. Em algumas ocasiões, flashes provocados por relâmpagos ou luzes das cidades aparecem no vídeo na forma de manchas de luz em movimento no escuro.

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.