China lança 3 taikonautas para uma missão de 6 meses em órbita

Trio inclui Wang Yaping, a primeira mulher a trabalhar na estação Tiangong.

China lança 3 taikonautas para uma missão de 6 meses em órbita

A China lançou com sucesso a missão tripulada Shenzhou 13 para uma estadia de seis meses a bordo da Estação Espacial Tiangong. A decolagem ocorreu a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan no Deserto de Gobi, na tarde desta sexta-feira, 15 de outubro de 2021, às 13h23 (horário de Brasília), por meio de um foguete Longa Marcha 2F.

Entre os taikonautas está Wang Yaping, de 41 anos, a segunda mulher chinesa a voar ao espaço, em 2013, e a primeira a trabalhar na estação espacial em construção. Rumores já apontavam que ela seria selecionada para esta viagem.

Ela é acompanhada do comandante da missão, Zhai Zhigang, e do piloto, Ye Guangfu.

Após alcançar a órbita, Zhai relatou que a tripulação estava bem e que todos os sistemas estavam normais.

O encontro da espaçonave com o Tianhe – o módulo central da estação espacial em construção – ocorre cerca de 8 horas após a decolagem.

O objetivo da missão será testar e validar tecnologias para continuar a construção da Tiangong, com previsão para ser concluída no final do ano que vem.

A estação terá três módulos, sendo o atual Tianhe de 16,6 metros de comprimento, e mais dois que serão lançados no ano que vem.

Além disso, os taikonautas conduzirão uma série de experimentos a bordo e realizarão três caminhadas espaciais.

Da esquerda para a direita, os taikonautas Zhai Zhigang, Wang Yagping e Ye Guangfu, antes do lançamento. Crédito: CCTV

Cooperação internacional na Tiangong

Diferentemente da Estação Espacial Internacional (ISS), construída a partir de um consórcio formado por vários países, a Estação Espacial Tiangong é um projeto solo conduzido apenas pela China.

No entanto, os chineses estão fazendo convites para que outros países participem do projeto.

A China afirma que muitos países e regiões já se propuseram a cooperar no projeto, incluindo selecionando e treinando astronautas da Rússia e da União Europeia, por exemplo. Entretanto, ainda não há um cronograma oficial de quando astronautas internacionais visitarão a Tiangong.

Já a NASA é proibida por uma lei dos Estados Unidos de cooperar diretamente com o programa espacial da China.

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *