Astronautas chineses retornam à Terra após 3 meses em órbita

China bateu novo recorde de duração de voos espaciais tripulados.

astronautas chineses retornam a terra apos 3 meses em orbita
Tripulação da Shenzhou-12 após o pouso na China. Imagem: CCTV/Reprodução

Nesta sexta-feira, 17 de setembro, os astronautas chineses Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo pousaram com sucesso no Deserto de Gobi, na Mongólia Interior, no norte da China. Eles completaram uma missão de três meses a bordo do módulo Tianhe, da Estação Espacial Tiangong, em construção.

A missão da espaçonave Shenzhou-12 teve uma duração total de 92 dias e quatro horas, estabelecendo um novo recorde para a China de duração em voos espaciais. O recorde anterior era de 33 dias em órbita, com a Shenzhou-11.

O Centro de Controle de Voo Aeroespacial de Pequim declarou que o voo foi um “sucesso total”.

A missão foi a terceira de 11 missões programadas até o ano que vem para concluir a construção da estação espacial chinesa de 66 toneladas métricas. O primeiro módulo da Tiangong foi lançado em abril deste ano e deve se conectar a mais dois que serão lançados em 2022.

Uma nave de abastecimento, a Tianzhou-2, foi lançada em maio para entregar suprimentos, trajes espaciais, experimentos e propelente para preparar a chegada dos astronautas a bordo da Shenzhou-12, em 17 de junho.

No próximo dia 20 de setembro, a China deverá lançar o Tianzhou-3, levando mais suprimentos e equipamentos para a futura visita de astronautas da Shenzhou-13, com decolagem prevista para o início de outubro. Eles deverão ficar em órbita durante seis meses, estabelecendo um novo recorde.

Para 2022, estão previstos os lançamentos das missões Tianzhou-4 em abril e a Shenzhou-14 em maio, além dos dois módulos restantes da estação espacial, Wentian e Mengtian, no segundo e terceiro trimestres, respectivamente. Também está no cronograma a Tianzhou-5 em outubro e a Shenzhou-15 em novembro do ano que vem, concluindo a fase de construção da Tiangong.

VEJA MAIS

“Acredito que com o desenvolvimento contínuo da força abrangente da China e do nível nacional de ciência e tecnologia, haverá mais astronautas estabelecendo novos recordes e levando o trabalho espacial da China a um novo patamar”, afirmou Nie, comandante da Shenzhou-12, em entrevista.

“O universo é tão vasto, lindo e fascinante. Tive a sorte e o prazer de ter a chance de voar para o céu novamente e fazer uma caminhada espacial em nossa própria estação espacial”, completou Liu.

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *