Astronauta chinesa pode ser a 1ª mulher na estação espacial Tiangong

Lançamento da missão Shenzhou 13 está previsto para o início de outubro.

Foto de Wang Yaping após o retorno à Terra da missão Shenzhou 10.
Foto de Wang Yaping após o retorno à Terra da missão Shenzhou 10. Crédito: Mininews/Reprodução

A China ainda não divulgou oficialmente os nomes da tripulação da missão Shenzhou 13, que deverá decolar no próximo mês para uma estadia de 6 meses a bordo da Estação Espacial Tiangong 3. Entretanto, a imprensa chinesa especula que entre os nomes deverá estar a da taikonauta Wang Yaping, a segunda astronauta chinesa a viajar ao espaço.

Os rumores são reforçados após a divulgação de que a missão de abastecimento Tianzhou-3, que acoplou na Tiangong no último dia 20 de setembro, continha roupas e itens de higiene pessoal desenvolvidos especialmente para mulheres, incluindo cosméticos e absorventes higiênicos.

Desde o início deste ano, Wang também tem participado de um treinamento para missões em estações espaciais.

Além disso, a taikonauta fazia parte da tripulação reserva da missão anterior, a Shenzhou 12, que enviou Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo para uma missão de três meses na Tiangong.

Shenzhou 13

Hoje, boa parte do corpo de astronautas da China é formado por homens. Entre os 12 taikonautas que já viajaram ao espaço, apenas duas eram mulheres: Liu Yang (a primeira a entrar em órbita, em 2012) e Wang Yaping.

Wang viajou ao espaço em 2013, a bordo da Shenzhou 10. Ela visitou a Tiangong 1, um laboratório espacial desenvolvido para testar o atual módulo Tianhe, que compõe a estação espacial chinesa e que atualmente está em construção.

Durante a missão, ela apresentou em órbita uma palestra científica de quase uma hora para crianças em idade escolar, inclusive respondendo perguntas feitas por elas. Ela demonstrou como é viver no espaço e os benefícios da microgravidade para a ciência. A transmissão foi assistida por 60 milhões de alunos e professores de todo o país.

O lançamento da Shenzhou 13 está previsto para ocorrer no início do mês de outubro de 2021.

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *