NASA marca lançamento de sonda que vai explorar 8 asteroides

Missão será a primeira a visitar os asteroides troianos de Júpiter.

Ilustração artística da sonda Lucy próximo a um asteroide troiano de Júpiter.
Ilustração artística da sonda Lucy próximo a um asteroide troiano de Júpiter. Crédito: Southwest Research Institute

A NASA confirmou a data de lançamento da missão Lucy, uma sonda que vai explorar oito asteroides do Sistema Solar, um recorde até agora. A decolagem está prevista para 16 de outubro de 2021, às 06h34 (horário de Brasília).

binoculo 7x50 1

Nos próximos 12 anos, a missão principal consiste em analisar 7 asteroides troianos de Júpiter. Esses objetos, remanescentes do Sistema Solar primitivo, estão agrupados em dois aglomerados que compartilham a mesma órbita do planeta ao redor do Sol. Esses grupos de asteroides estão em torno de dois pontos de Lagrange equidistantes do Sol e de Júpiter, um na frente e outro atrás do planeta. A sonda visitará asteroides dos dois grupos de asteroides.

No caminho até lá, a sonda também irá explorar um objeto do cinturão de asteroides, que fica entre as órbitas de Marte e Júpiter.

Além do número recorde de asteroides, a Lucy será a primeira a visitar os asteroides troianos de Júpiter. Ela também terá uma trajetória que a faz sobrevoar a Terra três vezes para obter auxílio gravitacional, tornando-a a primeira espaçonave a viajar até a distância de Júpiter e retornar às vizinhanças do nosso planeta.

canal de ofertas

O nome da sonda vem do nome do esqueleto fossilizado de um hominídeo primitivo (ancestral pré-humano) descoberto na Etiópia em 1974 e batizado de “Lucy”. Assim como o fóssil gerou insights sobre a evolução humana, a sonda na NASA pretende revolucionar o nosso conhecimento sobre a origem dos planetas e a formação do Sistema Solar.

“Com Lucy, vamos a oito asteroides nunca antes vistos em 12 anos com uma única nave espacial. Esta é uma oportunidade fantástica de descoberta, à medida que investigamos o passado distante de nosso Sistema Solar”, afirmou Tom Statler, cientista do projeto Lucy.

A sonda Lucy será lançada por um foguete Atlas V 401, da empresa United Launch Alliance. A decolagem será a partir do Space Launch Complex-41 na Estação da Força Espacial do Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos. A Lockheed Martin Space construiu a espaçonave.

VEJA MAIS

Preparativos para o lançamento da Lucy

A NASA afirmou que terminou o abastecimento da Lucy com combustível e está “embalando” a sonda para a decolagem.

Nas últimas oito semanas, os engenheiros testaram os sistemas mecânicos, elétricos e térmicos da sonda. No início de agosto, os engenheiros instalaram a antena de alto ganho da espaçonave, que permitirá que a Lucy se comunique com a Terra.

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *