NASA lança no YouTube documentário gratuito sobre Saturno

Vídeo narra a história da missão Cassini, incluindo imagens raras de arquivo e entrevistas com engenheiros e cientistas.

NASA lança no YouTube documentário gratuito sobre Saturno

O Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da NASA, disponibilizou no YouTube e no Facebook o documentário “Triumph at Saturn” (“Triunfo em Saturno”, em inglês), que narra os quase 20 anos da missão Cassini, que explorou o planeta Saturno. A primeira parte já está disponível no YouTube (vídeo abaixo). Já a segunda parte do documentário será disponibilizada no dia 22 de outubro de 2021.

A produção faz parte da série de documentários históricos do JPL, que reúne imagens raras de arquivo, além de entrevistas com engenheiros e cientistas que participaram das diferentes missões não tripuladas de exploração do Sistema Solar.

O vídeo está disponível com áudio e legenda em inglês. Entretanto, é possível utilizar o sistema de tradução automática do YouTube para acompanhar o documentário com legendas em português.

A missão Cassini-Huygens foi uma sonda não tripulada que tinha o objetivo de estudar o planeta Saturno e seus satélites. A missão era composta por dois elementos principais, o orbitador Cassini – que permaneceu em órbita do planeta por 13 anos -, e a sonda Huygens – que pousou em Titã, a maior lua do Sistema Solar, em 2005.

Lançada em 1997, a missão entrou em órbita de Saturno em 1º de julho de 2004 e contava com 12 instrumentos científicos. Entre os objetivos da missão estavam estudar as nuvens do planeta, a magnetosfera e o comportamento dos anéis. A sonda também recolheu dados sobre a história geológica e composição dos satélites de Saturno.

Entre as muitas descobertas da Cassini, por exemplo, está a detecção de um oceano de água abaixo da superfície da lua Encélado.

A missão foi concluída em 2017, quando a sonda realizou uma manobra para mergulhar nas nuvens de Saturno, evitando que ela ficasse em órbita e pudesse cair e contaminar Titã ou outra lua com potencial para abrigar vida.

VEJA MAIS

Missões históricas da NASA

Além do documentário sobre Saturno e a missão Cassini, a NASA produziu outros 12 documentários, desde as origens do JPL até a nave Voyager, passando pela Mars Pathfinder, em Marte, e a Galileo, em Júpiter.

Os documentários são escritos, produzidos e dirigidos pela JPL Fellow e pelo documentarista vencedor do Emmy, Baline Baggett.

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Tags:

Sobre o Autor

Redação

O seu guia de astronomia na internet.