Amostras de asteroide chegarão à Terra em dezembro

Sonda japonesa Hayabusa-2 entrou em órbita de Ryugu em 2018.

Asteroide Ryugu, captado pela sonda Hayabusa-2. Imagem: JAXA
Asteroide Ryugu, captado pela sonda Hayabusa-2. Imagem: JAXA

Autoridades da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) e da Agência Espacial Australiana acabam de anunciar que, se tudo correr conforme o planejado, as amostras do asteroide Ryugu chegarão à Terra até o final deste ano.

O material foi coletado em fevereiro e julho do ano passado, pela Hayabusa-2. Em novembro, a sonda japonesa começou a jornada de retorno.

Lançada em dezembro de 2014, a espaçonave alcançou o pequeno asteroide, de apenas 900 metros, em junho de 2018. Durante meses, a sonda estudou o objeto e transmitiu imagens de Ryugu, apresentando um mundo intricadamente coberto de rochas.

Quando a Hayabusa-2 se aproximar da Terra ela deverá ejetar uma cápsula contendo as amostras coletadas. Esse material deve incluir rochas da superfície e amostras de dentro de Ryugu, escavadas por um projétil disparado pela sonda contra a superfície do asteroide.

O pouso na Terra está marcado para ocorrer em 6 de dezembro, no sul da Austrália.

Os cientistas planetários estão ansiosos com a carga espacial. As amostras podem responder dúvidas sobre a formação e evolução de asteroides, bem com o papel dessas rochas espaciais no surgimento e evolução da vida em nosso planeta.

VEJA MAIS

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.