Asteroide passou de raspão pela Terra na última quarta

Até o momento, este é o objeto que mais se aproximou do nosso planeta neste ano.

Concepção artística de um asteroide passando próximo da Terra.
Concepção artística de um asteroide passando próximo da Terra. Crédito: Dan Durda

Na última terça-feira, 7 de setembro de 2021, astrônomos do Observatório Monte Lemmon, localizado no Arizona, nos Estados Unidos, descobriram que em poucas horas um pequeno asteroide iria passar de raspão por nosso planeta.

Batizado como 2021 RS2, ele passou a apenas 15.340 km da superfície da Terra, às 4h28 (horário de Brasília) da última quarta-feira, 8 de setembro, segundo o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (Center for Near-Earth Object Studies), da NASA.

Para se ter uma ideia da distância, o diâmetro do nosso planeta é de 12.742 km, ou seja, o asteroide estava um pouco mais longe do que o diâmetro da Terra.

Além disso, ele passou mais perto do que satélites de comunicação que estão em órbitas geoestacionárias, numa altitude de 36 mil km.

2021 RS2

Desde o início deste ano, o 2021 RS2 é o 81° asteroide conhecido a se aproximar da Terra em uma distância menor do que a Lua. Ele também é o que mais se aproximou do nosso planeta neste ano.

O pequeno asteroide de 3,5 metros – mais ou menos do tamanho de um carro – viajava a 17,59 km/s (ou (63.353 km/h) em relação à Terra.

Apesar da proximidade, ele não era grande o suficiente para colocar o planeta em perigo. Se ele tivesse entrado na atmosfera, o atrito com o ar o teria feito se desintegrar. Do solo, ele seria visto como uma grande bola de fogo, também chamado de fireball.

Vale lembrar que no último fim de semana um grande meteoro foi visto cruzando os céus do Reino Unido e da França.