Vênus alcança o seu máximo brilho

Planeta ficará visível durante o entardecer até 3 de junho.

Vênus fotografado pela sonda Mariner 10.
Vênus fotografado pela sonda Mariner 10. Crédito: NASA

Para quem olhou para o céu nestes últimos dias, deve ter notado uma estrela com um forte brilho, próximo ao horizonte oeste, na constelação de Touro. O astro em questão é, na verdade, um planeta: Vênus.

binoculo 7x50 1

Nesta terça-feira, 28, o segundo planeta em distância ao Sol está quase três vezes mais brilhante do que estava no final do ano passado, atingindo a magnitude -4,7. O seu brilho é tal que observadores mais atentos podem encontrá-lo durante o dia, embora ele seja mais fácil (e seguro) encontrá-lo após o pôr-do-sol.

O motivo para Vênus estar tão brilhante no céu é que ele alcançou uma posição orbital favorável em relação à Terra, permitindo que sua atmosfera altamente reflexiva proporcionasse o forte brilho visto de nosso planeta.

Vênus continuará visível durante o anoitecer até 3 de junho, quando o planeta ficará alinhado diretamente entre a Terra e o Sol, impedindo que ele possa ser observado. A partir daí, ele passará a ser visível antes no nascer do sol durante o resto do ano, alcançado novamente o seu maior brilho em 10 de julho.

canal de ofertas

Efeito estufa extremo

O planeta é o vizinho mais próximo de nós, e é muito semelhante em estrutura e tamanho da Terra. Porém, as semelhanças acabam por aí.

Vênus possui uma atmosfera espessa, que retém o calor e produz um efeito estufa descontrolado, tornando-o o planeta quente do Sistema Solar — com temperatura na superfície suficiente para derreter o chumbo.

O alto poder refletor da atmosfera de Vênus se deve a uma camada opaca de nuvens formadas por ácido sulfúrico. Isso o torna o astro mais brilhante do céu, depois do Sol e da Lua.

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.