Curiosity tira nova ‘selfie’ em Marte

Rover da NASA continua sua busca por evidências de que Marte poderia sustentar a vida no passado.

curiosity tira nova selfie em marte
Selfie do rover Curiosity, da NASA, tirada no último dia 25 de outubro em Marte. Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

A NASA divulgou nesta quinta-feira, 12, uma selfie do rover Curiosity na superfície de Marte, tirada em 25 de outubro de 2020. Para fazer a foto, a NASA “montou” 59 imagens captadas pela câmera do braço robótico do rover.

binoculo 7x50 1

Esta é a última selfie do Curiosity tirada no local de amostragem chamado de “Mary Anning”, nomeado em homenagem a uma paleontóloga do século 19.

A região é enriquecida com argila, o que pode revelar mais detalhes sobre o passado do planeta vermelho. A sonda da NASA realizou três perfurações no local e fez experimentos em busca de moléculas orgânicas (ou baseadas em carbono).

Segundo a NASA, os cientistas levarão meses para interpretar a química e os minerais nas amostras de Mary Anning.

Em Marte desde agosto de 2012, o Curiosity está subindo o Monte Sharp em busca de evidências de que Marte poderia sustentar a vida no passado.

canal de ofertas

Em 2019, o rover explorou uma região do Monte Sharp chamada “Glen Torridon“, que provavelmente abrigou lagos e riachos há bilhões de anos, devido à alta concentração de minerais de argila e moléculas orgânicas descobertas.

O próximo alvo de estudo é uma camada de rocha carregada de sulfato que fica no alto da montanha. A NASA espera que o Curiosity possa alcançá-lo no início de 2021.

Já o novo rover da NASA, o Perseverance, lançado em 30 de julho passado, deve chegar em Marte em menos de 100 dias.

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.