Perseverance permitirá escutar pela primeira vez o vento marciano

Rover vai transportar dois microfones para o planeta vermelho.

Concepção artística da Perseverance na superfície de Marte. Imagem: NASA/JPL-Caltech
Concepção artística da Perseverance na superfície de Marte. Imagem: NASA/JPL-Caltech

Nesta quinta-feira, 30, se tudo correr bem, será lançada a terceira missão deste mês a viajar em direção a Marte. O rover Perseverance, da NASA, vai tentar pela primeira vez “escutar” o planeta vermelho, com a ajuda de dois microfones.

Cada um deles terá objetivos distintos. O primeiro será responsável por guiar a entrada, descida e aterrissagem da sonda em Marte, que está programada para ocorrer em 18 de fevereiro de 2021. Ele começará a coletar os sons enquanto o veículo atravessa a atmosfera do planeta até o seu local de pouso, na Cratera Jezero.

Com o tamanho de um carro e pesando 1,02 tonelada, a manobra do rover é considerada arriscada, e funciona usando paraquedas e um sistema de “guindaste”. O microfone captará a poeira e o atrito atmosférico que a sonda experimenta, ajudando o computador de bordo a mirar com precisão o local de pouso.

Segundo engenheiros da NASA, esse microfone deverá ter vida curta, sendo, provavelmente, utilizado apenas para o procedimento de aterrissagem.

O segundo microfone faz parte do instrumento SuperCam, que tem a capacidade de disparar um raio laser sobre as rochas, penetrando e analisando as suas composições. O objetivo é identificar compostos orgânicos, revelando se Marte já foi habitável para micróbios no passado.

O microfone servirá para gerar dados adicionais para os cientistas, estudando a onda de choque gerada pela vaporização das rochas.

No entanto, a NASA acredita que o microfone poderá ser usado para ouvir outros ruídos, como a areia raspando sobre a superfície marciana ou mesmo o “uivar” do vento marciano.

Também será possível captar os sons gerados pela própria Perseverance, como as rodas girando, o braço robótico se movendo ou o trabalho dos instrumentos, ajudando a identificar, diagnosticar ou resolver falhas de hardware.

VEJA MAIS

Outras missões da NASA

Em 2018, a sonda InSight, também da NASA, registrou “sons” do vento marciano. Entretanto, o áudio não era legítimo, pois, ele foi gerado a partir da manipulação de dados de um sensor de pressão de ar e um sismômetro a borda da sonda.

Em 1999, a Mars Polar Lander tinha um microfone a bordo, mas a sonda sofreu um acidente durante o pouso. Já em 2008, a Phoenix, pousou perfeitamente em Marte, mas a NASA decidiu desligar o microfone antes da descida, devido a problemas técnicos.

O lançamento da nova sonda da NASA ocorre a partir do Cabo Canaveral, na Flórida, e está programado para iniciar durante uma janela de duas horas que inicia às 8h50 (horário de Brasília). O foguete Atlas 5 impulsionará a sonda a uma velocidade relativa de 11 km/s.

Além da Perseverance, já está a caminho de Marte outras duas sondas, a árabe Al Amal e a chinesa Tianwen-1.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.