Sonda árabe está a caminho de Marte

Missão pretende estudar atmosfera do planeta vermelho.

sonda árabe está a caminho de marte
Telão no Centro Espacial Tanegashima, no Japão, antes do lançamento da sonda marciana desenvolvida pelos Emirados Árabes. Imagem: Ahmed Jadallah/Reuters

Neste domingo, 19, os Emirados Árabes Unidos lançaram a sua primeira sonda interplanetária em direção ao planeta Marte.

O foguete japonês H-2A decolou às 18h58 (horário de Brasília) do Centro Espacial Tanegashima, no Japão, transportando a espaçonave Emirates Mars Mission, também conhecida como Hope ou Al Amal (“Esperança” em português).

Inicialmente, o lançamento estava previsto para 14 de julho, mas ele foi adiado várias vezes devido às más condições climáticas no local de lançamento.

Em torno de uma hora após a decolagem a sonda se separou do foguete e desenrolou com sucesso os seus painéis solares. Os dados de telemetria enviados indicam que o computador de bordo, os sistemas de propulsão e comunicação, além de outros componentes da espaçonave estavam funcionando normalmente.

“Anos de trabalho duro e dedicação valeram muito a pena… Esta é uma grande conquista, mas é apenas o começo”, disse o embaixador Yousef Al Otaiba logo após o lançamento, durante uma festa virtual.

A sonda orbital de US$ 200 milhões (R$ 1,08 bilhão na cotação atual) carrega instrumentos para estudar o clima marciano e as tendências da perda atmosférica de longo prazo, processo pelo qual as moléculas são arrancadas de Marte pelo vento solar.

Atualmente, a atmosfera do planeta vermelho é tênue e dominada pelo dióxido de carbono, mas ela já foi muito mais densa e mantinha a água na superfície. Os cientistas querem entender como essa mudança ocorreu.

Uma câmera permitirá captar imagens da superfície marciana, tempestades de poeira e nuvens de gelo e espectrômetros vão medir componentes em vários níveis da atmosfera do planeta.

Além do objetivo científico, o projeto visa estimular o desenvolvimento tecnológico dos setores acadêmico e industrial do país, diminuindo a sua dependência do petróleo.

A sonda viajará por sete meses antes de entrar em órbita ao redor de Marte em fevereiro de 2021, ano em que os Emirados Árabes Unidos comemoram o seu 50º aniversário da independência.

VEJA MAIS

O país celebrou o lançamento da missão com uma exibição colorida no Burj Khalifa, em Dubai, o edifício mais alto do mundo.

Nas próximas semanas, mais duas sondas devem ser enviadas em direção ao planeta vermelho, a chinesa Tianwen-1, em 23 de julho, e a americana Perseverance, em 30 de julho.

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor