Com a Blue Origin, ator que interpreta Capitão Kirk viaja ao espaço

William Shatner tornou-se a pessoa mais velha a embarcar numa missão espacial.

Com a Blue Origin, ator que interpreta Capitão Kirk viaja ao espaço

Nesta quarta-feira, 13 de outubro de 2021, a Blue Origin lançou com sucesso o segundo voo tripulado da empresa espacial. Desta vez, estava a bordo William Shatner, ator canadense que ficou famoso por interpretar o Capitão Kirk na franquia “Star Trek” (“Jornada nas Estrelas”, em inglês).

A viagem ao espaço foi rápida, sendo transmitida ao vivo pela Blue Origin (vídeo abaixo).

Diferentemente da Inspiration4, que ficou 3 dias em órbita da Terra, os tripulantes da missão NS-18 participaram de um voo suborbital em que eles sobem até cerca de 100 km de altitude e retornam para a Terra logo em seguida. No total, a viagem durou menos de 11 minutos, com eles experimentando cerca de 3 minutos de microgravidade, além de uma bela visão do nosso planeta.

Além de Shatner, estavam a bordo da cápsula New Shepard o empreendedor e ex-engenheiro da NASA, Chris Boshuizen; o executivo francês da área de saúde, Glen de Vries; e a vice-presidente de missões e operações de voo da Blue Origin, Audrey Powers.

A decolagem ocorreu a partir do estado do Texas, nos Estados Unidos, às 11h50 (horário de Brasília), com o pouso ocorrendo às 12h00. O foguete reutilizável usado na viagem é totalmente autônomo e retornou ao solo às 11h57.

Os rumores de que Shatner viajaria ao espaço começaram no último dia 24 de setembro, quando um site americano afirmou que o ator tinha sido convidado pelo CEO da Blue Origin, o bilionário Jeff Bezos. A confirmação foi feita cerca de 1 semana depois.

Coincidência ou não, os rumores começaram no mesmo dia em que Shatner lançou o seu mais novo álbum, chamado de “Bill”, e que está disponível nas principais plataformas de streaming de música.

O desejo de Shatner de viajar ao espaço não era nenhum segredo. Em maio de 2020, quando a SpaceX se preparava para realizar o primeiro lançamento de um foguete tripulado da companhia, o ator postou nas redes sociais uma foto montada com ele vestindo um traje de astronauta e sugerindo à NASA que ele estaria pronto para realizar a viagem.

Da esquerda para a direita, Chris Boshuizen, William Shatner, Audrey Powers e Glen de Vries. Crédito: Blue Origin/Divulgação

Em julho deste ano, durante uma entrevista para o canal Fox 11 Los Angeles, Shatner revelou que no ano passado entrou em contato com Bezos e se autoconvidou para estar na primeira viagem tripulada da Blue Origin. Após saber que ele não tinha sido selecionado, o ator chegou a zombar dos escolhidos para o voo inaugural da empresa.

VEJA MAIS

William Shatner

O ator interpretou James Tiberius Kirk, o capitão da fictícia espaçonave USS Enterprise, que explora a galáxia durante o século 23, “audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve”.

Ele participou das três temporadas da série clássica de Star Trek, entre os anos de 1966 e 1969, bem como de 7 filmes da franquia, entre 1979 e 1994. Inclusive, ele dirigiu o quinto longa, o “Star Trek: A Última Fronteira” (1989).

A série com o Capitão Kirk está disponível na Netflix. Já os filmes são exibidos atualmente pela plataforma Pluto TV.

Cápsula New Shepard com William Shatner, momentos antes do pouso. Crédito: Blue Origin/Reprodução

Além de Star Trek, Shatner interpretou um advogado na série “Boston Legal”, chegando a ser indicado duas vezes ao Emmy e ganhando uma estatueta, em 2005.

Atualmente, ele é o apresentador da série “Inexplicável” (“The UnXplained”) do canal fechado History, que explora mistérios fascinantes, estranhos e inexplicáveis ​​do mundo.

Com este voo da Blue Origin, o ator de 90 anos de idade se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço, quebrando o recorde anterior da aviadora Wally Funk, de 82 anos, que também voou com a empresa do bilionário Jeff Bezos, em julho de 2021.

William Shatner também foi o primeiro ator de Star Trek a viajar ao espaço em vida.

Em 2012, parte das cinzas do ator James Doohan, que interpretou Montgomery Scott, em Star Trek, e que faleceu em 2005, foi enviada ao espaço por um foguete da SpaceX. Além disso, o site The Verge revelou no ano passado que o astronauta Richard Garriott “contrabandeou” parte das cinzas do ator para a Estação Espacial Internacional (ISS), depois que a NASA negou um pedido oficial da família.

As cinzas do criador de Star Trek, Gene Roddenberry, e de sua mulher Majel Barrett – que interpretou Christine Chapel, na “Série Clássica”, e Lwaxana Troi nas séries “A Nova Geração” e “Deep Space 9” – também foram lançadas ao espaço por meio de uma empresa americana especializada em funerais espaciais.

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.