Blue Origin quebra de uma só vez 4 recordes do Guinness

Empresa do bilionário Jeff Bezos está apostando no crescimento do turismo espacial.

Da esquerda para direita, Oliver Daemen, Mark Bezos, Jeff Bezos e Wally Funk.
Da esquerda para direita, Oliver Daemen, Mark Bezos, Jeff Bezos e Wally Funk. Crédito: Blue Origin/Divulgação

Nesta sexta-feira, 1º de outubro, a Blue Origin anunciou que o Guinness World Records reconheceu quatro recordes alcançados durante o primeiro voo tripulado da empresa, realizado no dia 20 de julho de 2021. A espaçonave New Shepard levou ao espaço o bilionário Jeff Bezos; o irmão, Mark Bezos; a pioneira da aviação, Wally Funk; e o primeiro cliente da Blue Origin, Oliver Daemen.

O Guinness reconheceu que a Blue Origin lançou a primeira espaçonave suborbital a transportar clientes pagantes ao espaço. Também foi reconhecido que esta é a primeira vez que dois irmãos fazem um voo suborbital ao mesmo tempo.

A Blue Origin também recebeu títulos por transportar Oliver Daemen, de 18 anos, a pessoa mais jovem a ir ao espaço; e Wally Funk, de 82 anos, a mais velha.

Entretanto, este último recorde poderá ser quebrado mais uma vez, caso o ator William Shatner, de 90 anos, aceite o convite para viajar a bordo da missão NS-18, que está prevista para ser lançada no próximo dia 12 de outubro.

Shatner é conhecido por interpretar o Capitão Kirk, da espaçonave Enterprise, na série “Star Trek” (“Jornada nas Estrelas”, em inglês).

Turismo espacial

Após o voo bem-sucedido de julho passado, a Blue Origin espera realizar outros voos tripulados, inclusive mais dois ainda neste ano.

Diferentemente da missão Inspiration4, da SpaceX, que ficou três dias em órbita, os voos da New Shepard são curtos, com a viagem ao espaço durante menos de 15 minutos e os ocupantes experimentando em torno de 3 minutos de microgravidade. A nave não chega a entrar em órbita.

Fundador da Amazon, Jeff Bezos deixou o comando da empresa para se dedicar exclusivamente à Blue Origin. Além do turismo espacial, a empresa pretende realizar lançamentos para empresas e agências governamentais, como a NASA, por exemplo.

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.