Tripulação da Inspiration4 retorna à Terra após 3 dias em órbita

Missão histórica transportou a primeira tripulação totalmente civil ao espaço.

Tripulação da Inspiration4 retorna à Terra após 3 dias em órbita

Na noite deste sábado, 18 de setembro, a missão Inspiration4 foi concluída, quando a primeira tripulação totalmente civil a viajar ao espaço pousou com sucesso no Oceano Atlântico, nas proximidades da Flórida, nos Estados Unidos. Após três dias em órbita, a amerrissagem da cápsula Crew Dragon, da SpaceX, ocorreu às 20h06 (horário de Brasília).

O voo comercial privado foi pago pelo bilionário Jared Isaacman, que participou da missão como comandante da espaçonave. Viajaram com ele a enfermeira Hayley Arceneaux (chefe médica da Inspiration4), a geocientista Sian Proctor (pilota) e o engenheiro de dados Chris Sembroski (especialista da missão).

O principal objetivo da Inspiration4 foi arrecadar US$ 100 milhões para o St. Jude Children’s Research, um hospital pediátrico de câncer nos Estados Unidos. Até a noite deste sábado, a campanha já tinha somado US$ 53,8 milhões em doações. Outros 100 milhões de dólares virão da fortuna de Jared.

Além disso, a tripulação realizou experimentos e pesquisas médicas em órbita, com o objetivo de estudar o corpo humano no espaço.

“Sabemos como somos afortunados por estarmos aqui. Estamos dedicando todo o nosso tempo agora para pesquisas científicas, tocar ukulele e tentar aumentar a conscientização para uma causa importante para nós na Terra”, afirmou Isaacman na última sexta-feira, 17 de setembro, durante entrevista para canais de TV.

“Eu só quero que todos saibam que estamos fazendo isso por vocês. Estamos pensando muito em vocês, queria dizer que eu era uma garotinha em tratamento de câncer, assim como muitas de vocês. Se eu posso fazer isso, vocês podem fazer isso, e estou muito orgulhoso de cada um de vocês”, complementou Arceneaux.

Foto do lançamento noturno da Inspiration4, no dia 15 de setembro de 2021. Imagem: Inspiration4/Divulgação

Missão histórica

O lançamento da Inspiraton4 ocorreu na última quarta-feira, 15 de setembro, a partir de um foguete Falcon 9, decolando do Pad 39A, do Kennedy Space Center da NASA na Flórida, o mesmo utilizado para missões lunares Apollo e voos de ônibus espaciais.

Eles ficaram em uma órbita de 585 km acima da Terra, altitude superior ao da Estação Espacial Internacional (ISS) ou do Telescópio Espacial Hubble. A nave funciona de forma autônoma, mas a tripulação recebeu treinamento durante pouco mais de cinco meses para pilotar a Crew Dragon em caso de algum problema.

A missão busca democratizar o acesso ao espaço de pessoas comuns, além de inspirar outros a perseguir seus próprios sonhos, sejam eles na Terra ou no espaço.

VEJA MAIS

“Grande parte da nossa missão aqui no Inspiration4 é inspirar o que pode ser feito aqui no espaço, e há muito disso e temos que sair e explorá-lo. Mas também temos nossas responsabilidades que precisamos cuidar na Terra e no topo da nossa lista agora é vencer o câncer infantil. É por isso que estamos apoiando o St. Jude’s”, completou o empresário bilionário.

Da esquerda para a direita, Jared Isaacman, Hayley Arceneaux, Chris Sembroski e Sian Proctor. Imagem: Inspiration4

Retorno à Terra

A primeira etapa da sequência de pouso começou às 19h10 (horário de Brasília), quando o módulo de carga da nave é ejetado e a cápsula da tripulação é reorientada para a reentrada na atmosfera. Às 19h20, os motores da nave são acionados para diminuir a velocidade para que eles comecem o caminho de volta. Durante o mergulho na atmosfera, paraquedas ajudaram a desacelerar a nave até o pouso suave na água.

Este é o quarto voo tripulado bem sucedido da SpaceX, o 5° lançamento de uma nave Crew Dragon e o 23° lançamento em 2021 da empresa de Elon Musk.

A SpaceX transmitiu ao vivo (vídeo abaixo) o procedimento de pouso. A Netflix também deverá lançar um episódio da série “Inspiration4: Viagem Estelar“, no próximo dia 30 de setembro, contando mais sobre o encerramento da missão.

*

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Redação

O seu guia de astronomia na internet.