Lua eclipsa Marte nesta 4ª feira; veja como assistir ao vivo

Ocultação de Marte não será visível do Brasil, mas será possível acompanhar transmissões em tempo real na internet.

Lua eclipsa Marte nesta 5ª feira; veja como assistir ao vivo
Imagem: Stellarium/Reprodução

Na noite desta quarta-feira (7), ocorre um fenômeno astronômico conhecido como ocultação lunar, quando a Lua passará na frente do planeta Marte. Os dois astros poderão ser vistos brilhantes no céu logo após o pôr do sol, se aproximando um do outro gradativamente até Marte desaparecer completamente atrás do disco lunar.

A ocultação ocorrerá exatamente às 23h31 (horário de Brasília), e o reaparecimento do planeta no outro lado do disco da Lua se dará cerca de uma hora depois. Essa ocultação é especial, pois ela ocorre um dia antes da Lua Cheia, e também um dia antes de Marte entrar em oposição.

Infelizmente, o fenômeno não será observável no Brasil – sendo visível apenas no hemisfério Norte, principalmente na América do Norte e Europa. Porém, é possível assistir ao fenômeno por meio de transmissões ao vivo pela internet.

É o caso, por exemplo, do canal no YouTube do Observatório Griffith, localizado em Los Angeles, nos Estados Unidos — local conhecido por ter recebido gravações de várias séries e filmes. A transmissão da ocultação começará às 23h, com o observatório prometendo exibir um timelapse do evento astronômico no dia seguinte. O vídeo pode ser acompanhado abaixo:

*

Outro observatório que fará a transmissão é o McDonald, da Universidade do Texas em Austin, também nos EUA. Os anfitriões do evento fornecerão comentários (em inglês), além de discutir sobre a história e geologia de Marte, bem como as missões que foram enviadas ao planeta.

*

VEJA MAIS

Além disso, o projeto Virtual Telescope também pretende fazer uma live mostrando gratuitamente a Lua esconder Marte. O projeto consiste em vários telescópios robóticos acessados remotamente em tempo real pela internet, sendo usados não apenas para pesquisa, mas também para divulgação da astronomia.

Apesar de a ocultação não ser vista no Brasil, tanto a Lua quanto Marte estarão em evidência no céu do país, com o planeta chegando a se aproximar a 0,5 graus do lado sul da Lua. Além de uma bela vista a olho nu, também é possível aproveitar a ocasião para observar a Lua e Marte através de binóculos ou telescópios.

Errata: Diferentemente do que foi publicado, a ocultação de Marte pela Lua ocorre na quarta-feira (7) e não quinta-feira (7). Pelo erro, pedimos desculpas.

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.