Filmes de ficção científica espacial para ver no Prime Video
Produções abordam a chegada de alienígenas, viagens espaciais, assim como vislumbres imaginativos do futuro da humanidade.
A ficção científica é o gênero preferido de muitos que gostam de astronomia e exploração espacial. E o Prime Video, da Amazon, tem adicionado ao catálogo produções interessantes desse gênero, incluindo conteúdos independentes e produções originais.
O Prime Video está disponível para assinantes do Amazon Prime (disponível aqui) – que tem custo de R$ 9,90 por mês ou R$ 89,00 por ano. Além do streaming de filmes e séries, a assinatura inclui acesso ao Prime Music, Prime Reading, além de frete grátis na compra de determinados produtos na Amazon.
Aqui estão alguns exemplos de filmes disponíveis no Prime Video e que contam com nota superior a 5.0 no IMDb.
Serenity – A Luta pelo Amanhã
Ano de lançamento: 2005
Duração: 1h59min
IMDb: 7,8
O filme é derivado da série “Firefly”, da antiga FOX, que teve apenas uma temporada e que, por enquanto, não está disponível em nenhum streaming brasileiro. O longa começa cerca de dois meses após os acontecimentos do último episódio da série.
A história da produção se passa no ano de 2517 e é focada na tripulação da nave renegada Serenity que está disposta a fazer a qualquer negócio, seja ele legal ou ilegal.
Uma curiosidade é que o elenco traz a atriz brasileira Morena Baccarin, que já participou de outras séries espaciais, como “V” e “Stargate SG-1”.
*
Pandorum
Ano de lançamento: 2009
Duração: 1h47min
IMDb: 6,7
Dois astronautas de uma gigantesca e aparentemente abandonada nave espacial acordam de suas câmaras de hibernação sem se lembrar quem são ou qual a missão deles. Enquanto exploram a nave, eles percebem que o destino da humanidade está nas mãos deles.
*
Guerra dos Mundos
Ano de lançamento: 2005
Duração: 1h56min
IMDb: 6,5
Dirigido por Steven Spielberg, o filme é uma releitura da obra clássica de H.G. Wells, em que humanos entram em guerra contra uma raça alienígena invasora.
O longa é focado no personagem Ray Ferrier (interpretado por Tom Cruise), um pai divorciado fugindo da invasão alienígena com a filha.
No catálogo do Prime Video, este filme de Spielberg – lançado em 2005 – está usando uma thumbnail do filme homônimo lançado em 1953, o que pode confundir o usuário.
*
Aniara
Ano de lançamento: 2019
Duração: 1h45min
IMDb: 6,5
O filme começa com imagens de desastres naturais na Terra, o que indica que o nosso planeta está “morrendo”. Sem solução, naves espaciais são desenvolvidas para começar a transportar centenas de pessoas para uma colônia em Marte.
Entretanto, uma das naves, a Aniara – que dá nome ao filme – acaba enfrentando uma pane. A partir daí o longa passa a focar nos conflitos internos da humanidade conforme o tempo passa a bordo da nave à deriva no espaço.
*
Duna
Ano de lançamento: 1984
Duração: 2h16min
IMDb: 6,4
Muito antes do lançamento do filme “Duna”, assinado pelo diretor Denis Villeneuve, outra adaptação do romance de Frank Herbert já tinha sido lançada no cinema.
A trama se passa milhares de anos no futuro, quando a humanidade se espalhou pelo Universo e passou a adotar um regime feudal. Nesse cenário, a moeda mais valiosa é a especiaria, um alucinógeno que aumenta a expectativa de vida e os poderes cognitivos de alguns usuários.
Como a especiaria só pode ser colhida no planeta desértico Arrakis, isso acaba gerando intrigas e conflitos de interesses entre as diversas casas nobres desse universo.
*
A Rebelião
Ano de lançamento: 2019
Duração: 1h49min
IMDb: 6,0
O filme se passa cerca de 10 anos após a Terra ter sido invadida por uma raça alienígena. Para recuperar o controle do planeta, um grupo de rebeldes busca orquestrar um plano para derrotar os extraterrestres.
Muito além da trama de invasão alienígena, o longa busca promover o debate sobre política, anarquia e revolução nos tempos atuais, incluindo fazendo uma crítica aos governos repressores ou que limitam a liberdade de expressão.
*
VEJA MAIS
- Claro oferece ‘sinal aberto’ ao Discovery+ até final de abril
- ‘Duna’, de Denis Villeneuve, chega ao HBO Max
- Filmes de extraterrestres disponíveis nos serviços de streaming
O Legado de Osiris
Ano de lançamento: 2017
Duração: 1h38min
IMDb: 5,6
Seguindo um estilo parecido com “Mad Max”, o filme se passa em uma realidade pós-apocalíptica, em uma época de colonização interplanetária. A produção australiana acompanha a saga de um pai que está em busca da filha.
*
Viajantes – Instinto e Desejo
Ano de lançamento: 2021
Duração: 1h47min
Nota no IMDb: 5,4
Em meados do século XXI, com o aquecimento global tornando o nosso planeta seco e infestado por doenças, a humanidade decide enviar uma nave espacial geracional para um novo e distante planeta com o objetivo de estabelecer uma colônia.
A tripulação é formada por 30 crianças geradas por inseminação artificial e criadas desde pequenas em ambientes fechados e sem contato com outros humanos, preparando-os psicologicamente para a longa viagem.
Dez anos após o lançamento, os “viajantes” descobrem que um líquido azul que eles deviam tomar regularmente era uma droga para controlar os impulsos deles, como o prazer e o desejo sexual. Diante da descoberta, eles decidem parar de tomar o líquido, o que faz com que eles passem a ser guiados pelo instinto e pelo desejo, colocando em xeque o objetivo da missão.
*
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor