Calendário astronômico: Os eventos do céu de maio de 2024

Maio terá duas chuvas de meteoros, oposição de asteroide e planetas com visibilidade prejudicada.

eventos do ceu maio
Imagem: Unsplash/Reprodução

O mês de maio traz algumas curiosidades históricas da astronomia. Por exemplo, em 11 de maio de 1924 (há exatos 100 anos), nascia o radioastrônomo inglês Antony Hewish. Ele descobriu, junto com Jocelyn Bell, o primeiro pulsar da história, em 1967 – batizado atualmente como CP 1919.

Em 29 de maio de 1974 (há 50 anos), era lançada a sonda soviética Luna 22. Ela entrou em órbita da Lua em 2 de junho de 1974 e fez fotos panorâmicas da superfície do satélite. A missão durou 15 meses e também fez estudos do campo gravitacional da Lua e dos ventos solares.

Já em maio de 1910, o cometa Halley era visível a olho nu a partir da Terra. Durante a passagem, surgiram boatos de que o cometa tinha gases venenosos em sua cauda e que eles colocariam em risco as pessoas. Na época, o periódico O Paiz publicou após a passagem do Halley: “o Monstro passou… Incolume, o susto também passou… pode continuar o caminho”.

Confira as efemérides do mês de maio de 2024:

Feriados no Brasil

• 1º de maio (quarta-feira): Dia do trabalho
  • 30 de maio de 2024 (quinta-feira): Corpus Christi – ponto facultativo

Fases da Lua

• Lua em Quarto Minguante: 1º de maio
  • Lua Nova: 8 de maio
  • Lua em Quarto Crescente: 15 de maio
  • Lua Cheia: 23 de maio

A Lua atinge o perigeu (o ponto mais próximo) no dia 5 de maio e o apogeu (o ponto mais distante da Terra) no dia 17 de maio.

Planetas

Durante o amanhecer, é possível observar Mercúrio (com brilho de +0,2 de magnitude) migrando da constelação de Peixes para Áries, além de Marte (+1,1) e Netuno (+7,9) na constelação de Peixes.

Vênus, Júpiter e Urano estão com visibilidade prejudicada, devido às suas conjunções com o Sol.

Saturno é visível durante a madrugada, com a magnitude +1,2, na constelação de Aquário.

Uma curiosidade: no dia 23 de maio, os sete planetas estarão à oeste do Sol.

No caso dos planetas-anões, Ceres é visível através de telescópios após 22h na constelação de Sagitário, com magnitude 8,2. Já Plutão é observado com instrumentos de grande porte durante a madrugada na constelação de Capricórnio, com 14,4 de brilho.

telescopio refrator 60az powerseeker

Asteroides

No dia 19 de maio, o asteroide 2 Pallas entra em oposição, o melhor momento do para observá-lo, na direção da constelação de Hércules. Porém, por ter magnitude 9,0, ele não é visível a olho nu, sendo necessário o uso de telescópios.

Chuvas de meteoros

eta-Aquarídeos

Na madrugada de 4 para 5 de maio, ocorre o pico da chuva de meteoros eta-Aquarídeos, com uma previsão de 50 meteoros por hora. Esta chuva tem atividade entre os dias 19 de abril e 28 de maio, com os meteoros sendo visíveis na constelação de Aquário. Para observá-la, olhe na direção Leste à partir das 2h da manhã. A constelação de Aquário estará bem baixa no horizonte.

eta-Lirídeos

O mês de maio também terá a pequena chuva da eta-Lirídeos, com uma estimativa de 3 meteoros por hora, com o pico na madrugada do 10 de maio. Esta chuva tem atividade entre os dias 3 e 14 de maio e pode ser observada na constelação de Lyra durante quase toda a madrugada, próximo da estrela Vega.

O que observar com um binóculo em maio?

Aglomerado Estelar Messier 41

Aglomerado M41
M41. Imagem: Wikimedia Commons

Messier 41 (também conhecido como M41) é um aglomerado de estrelas aberto da constelação de Cão Maior. Ele foi catalogado pelo astrônomo italiano Giovanni Battista Hodierna, mas acredita-se que, muito antes, o grego Aristóteles observou o aglomerado e se referiu a ele como um “ponto nublado”, em 325 a.C.

M41 está situado a 2.300 anos-luz de distância e pode ser observado a olho nu. Porém, é com binóculos que é possível ver com mais detalhes as suas estrelas. O aglomerado possui estrelas gigantes vermelhas, com luminosidade de cerca de 700 vezes a do Sol. Acredita-se que M41 tenha cerca de 190 milhões de anos de idade.

M41 fica a cerca de quatro graus ao sul de Sirius, a estrela mais brilhante do céu noturno.

O que observar com um telescópio em maio?

Galáxia Messier 83

Galáxia M83
M83. Imagem: NAOJ/Hubble/ESO/Robert Gendler

A M83 é uma grande e bonita galáxia espiral, situada a cerca de 12 milhões de anos-luz da Terra, na direção da constelação de Hydra.

Foi descoberta em 1752 pelo astrônomo francês Nicolas-Louis de Lacaille e apresenta uma aparência de um cata-vento, com belos braços formados por regiões avermelhadas de formação de estrelas, contrastados com aglomerados de estrelas azuis.

Para observar M83 no telescópio, é preciso procurar um local escuro, longe da poluição luminosa, para não frustrar a caça à galáxia. Além disso, recomenda-se usar no início uma ocular de 30mm, pois a galáxia fica mais escura conforme você aumenta a ampliação.

Fontes:
Anuário Astronômico Catarinense 2024