Após NASA, China também quer enviar um drone para Marte
Chineses estão procurando novas formas de explorar o planeta vermelho.
Nesta quarta-feira, 1º de setembro, o Centro Nacional de Ciências Espaciais (NSSC), da Academia Chinesa de Ciências (CAS), anunciou a aprovação de três projetos que buscam desenvolver tecnologias para aplicação na área espacial. Entre eles, está um drone que poderá voar futuramente em Marte.
Após o pouso bem sucedido da Tianwen-1 no solo marciano, a China está buscando maneiras de expandir as formas de explorar o planeta.
O conceito é bem parecido com o do Ingenuity, da NASA. A ideia é que o drone chinês voe pelos céus marcianos fazendo medições científicas com um micro espectrômetro. Entretanto, o NSSC não informou mais detalhes sobre o projeto ou quando pretende enviar o helicóptero em miniatura para Marte.
A China pretende lançar uma missão de retorno de amostras de Marte em 2028 ou 2030.
Os outros dois projetos chineses apresentados são de um protótipo de detecção via laser, radar e de radiação de alvos espaciais chineses, além de outro para estudar tempestades solares. Os projetos visam incentivar a inovação e gerar avanços tecnológicos por meio da exploração espacial.
Ingenuity
Em fevereiro deste ano, o Ingenuity (que pesa 1,8 kg) chegou a Marte preso na barriga do rover Perseverance. Em abril, ele conseguiu realizar com sucesso o primeiro voo motorizado de uma aeronave em outro mundo.
O voo mais recente ocorreu em 16 de agosto – o 12º até agora, quando ele percorreu uma distância horizontal de 450 metros durante pouco mais de dois minutos e meio.
Agora, a NASA está planejando o uso de aeronaves maiores e mais complexas em missões futuras. Entre elas, está o Dragonfly, que deverá ser lançado em 2027 para alcançar em 2034 a maior lua de Saturno, Titã.
VEJA MAIS
- Sonda chinesa avista cubo misterioso na Lua
- China inicia mapeamento do planeta Marte
- Recorde: China já realizou 40 lançamentos de foguetes em 2021
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor
0 Comentários