MAST divulga programação virtual especial para o mês de outubro

Atividades online fazem parte do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações.

MAST divulga programação virtual especial para o mês de outubro

Com o objetivo de celebrar o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou uma série de eventos virtuais e gratuitos que buscam promover o conhecimento científico e tecnológico do país.

binoculo 7x50 1

Neste ano, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) tem como tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. O objetivo é mobilizar a população em torno de temas que valorizem a criatividade, a atitude científica e a inovação, além de aproximar os brasileiros, principalmente, os mais jovens, de temas relacionados ao desenvolvimento científico e tecnológico, além de suas aplicações no dia a dia.

No próximo dia 15 de outubro, por exemplo, o MAST, em conjunto com o Observatório Nacional (ON), vai participar da transmissão virtual realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), no YouTube, às 10h, 14h e 16h (horário de Brasília).

Durante a transmissão online serão exibidos vídeos institucionais mostrando o trabalho desenvolvido no MAST e no ON. Entre eles, está o projeto “Mulheres e Meninas na Astronomia”, desenvolvido em parceria com o projeto global “Women and Girls in Astronomy”, da União Astronômica Internacional (IAU). O vídeo terá a participação da astrofísica Patrícia Figueiró Spinelli, pesquisadora da Coordenação de Educação e Popularização em Ciências do MAST, e da astrônoma Daniela Lazzaro, pesquisadora do Observatório Nacional.

Ainda neste evento do MCTI, será transmitido o vídeo do projeto “Olhares Sobre as Preciosidades do Acervo do MAST”, como é o caso da centenária Luneta Equatorial de 21 cm, considerada uma joia do museu.

canal de ofertas

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Zona Oeste

O MAST também pretende realizar uma série de lives contando com representantes e pesquisadores que atuam para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. A iniciativa faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Zona Oeste (SNCTZO), que terá como representante o físico Omar Martins, que atua na Coordenação de Educação em Ciências (COEDU) do MAST, no desenvolvimento de projetos de divulgação científica.

Nesta quinta-feira, 7 de outubro, às 15h, será transmitido a live “MAST Colloquia: Tratamento e Usos do Acervo Arquivístico”. A ideia é apresentar o importante trabalho de duas arquivistas do museu que guarda o acervo bibliográfico, arquivístico, museológico, arquitetônico e paisagístico ligados à história da atividade científica brasileira.

No dia 9 de outubro, ocorrerá um passeio virtual pelo Campus do MAST e do Observatório Nacional, para apresentar aos internautas as características dos instrumentos científicos e históricos sob a guarda da instituição. A visita será guiada pela pesquisadora-bolsista (PCI) Claudia Matos, da Coordenação de Educação e Popularização da Ciência (COEDU). A transmissão ao vivo acontece a partir das 15h pela Página da COEDU no Facebook.

VEJA MAIS

Já em 14 de outubro, o MAST apresenta ‘Dos Gabinetes de ensino a museu’, que mostra a trajetória das coleções científicas da Escola de Minas de Ouro Preto nas décadas de 1930, 1970 e 1990. Participa do evento Carlos Augusto Jotta, Coordenador de Museologia do Museu das Minas e do Metal Gerdau, com mediação de Marcus Granato, diretor interino do MAST. A live será transmitida pelo canal do MAST no YouTube.

Para terminar a programação, no dia 21 de outubro, também às 15h, será a vez da live do projeto “Invenção e Imaginação – Mundos por vir: perspectivas das ciências e artes amazônicas”, na qual o personagem central será Jules Verne. A transmissão é uma iniciativa do MAST, do Goethe-Institut e da Embaixada da França no Brasil. Neste caso, os interessados no evento precisam fazer uma inscrição gratuita por meio da plataforma Sympla.

Vale lembrar que o MAST, localizado na cidade do Rio de Janeiro, está fechado desde março de 2021, por conta da pandemia. A expectativa é que o museu comece a ser reaberto ao público a partir de janeiro de 2022.

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *