China lança com sucesso o seu mais novo foguete

Decolagem marca retomada do programa espacial tripulado chinês.

china lança com sucesso o seu mais novo foguete
Decolagem inaugural do Long March-5B. Imagem: Shi Yue

Nesta terça-feira, 5, a agência espacial CNSA, da China, lançou com sucesso o seu novo foguete de grande porte, o Long March-5B, carregando uma espaçonave experimental de nova geração.

A decolagem ocorreu às 7h00 (horário de Brasília), a partir do Centro de Lançamento Espacial Wenchang, na província de Hainan, na China. Após um voo de cerca de 8 minutos, as cargas se separaram do corpo do foguete e entraram em órbita como o planejado.

Por se tratar de um teste, o foguete não levou taikonautas a bordo. A nave permanecerá no espaço por dois dias, fazendo manobras orbitais automáticas.

O Long March-5B é a quarta variante da série Long March-5 e foi desenvolvido para enviar ao espaço a nova nave espacial tripulada da China, que pode transportar até 7 taikonautas, além de proporcionar mais segurança e conforto para os seus ocupantes.

O novo foguete tem 53,66 metros de altura, aproximadamente do tamanho de um prédio de 18 andares. Ele tem capacidade de transportar cargas de 22 toneladas, o que permitiria enviar para o espaço de uma só vez três laboratórios da antiga estação espacial Tiangong-1.

O lançamento bem-sucedido sinaliza uma nova era para o programa espacial tripulado da China, incluindo a construção de uma nova estação espacial, prevista para entrar em operação em 2022.

A nova estação será em forma de T com o módulo principal no centro e uma cápsula laboratorial em cada lado. O módulo principal — com 16,6 metros de comprimento e 4,2 metros de diâmetro —, será o centro de gerenciamento e controle.

A CNSA pretende fazer mais dois lançamentos neste ano, sendo uma sonda para Marte e outra para a Lua, esta última retornando para a Terra com amostras lunares.

Foguete Long March-5B sendo preparado para o lançamento. Imagem: Tu Haichao

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Redação

O seu guia de astronomia na internet.