NASA adia lançamento do Telescópio Espacial James Webb

Pandemia da Covid-19 também tem impactado cronograma dos voos espaciais. Confira a nova data.

nasa adia lançamento do telescópio espacial james webb
Telescópio Espacial James Webb durante os preparativos para o lançamento. Imagem: NASA / Chris Gunn

A NASA acaba de anunciar que o lançamento do Telescópio Espacial James Webb (JWST) ficará para 31 de outubro de 2021. Antes, a decolagem estava marcada para março do ano que vem.

A principal justificativa para o novo adiamento é a atual pandemia provocada pelo novo coronavírus. As atuais medidas para tentar conter a programação da Covid-19 também impactam, inevitavelmente, o trabalho nas agências espaciais.

A nova data leva em consideração preocupações com a segurança da equipe, além de desafios técnicos nos preparativos finais do projeto.

Esta não é a primeira vez que a NASA muda a data de lançamento do aguardado telescópio espacial. Inicialmente, ele estava programado para ir ao espaço em 2018. Porém, diante de atrasos, por conta da complexidade do projeto, ele foi sendo postergado até maio de 2020. Com a emergência da pandemia, o cronograma foi alterado para março de 2021 e, agora, para outubro do ano que vem.

A maioria dos testes já foi realizado no ano passado. No entanto, ainda é necessário realizar experimentos de acústica e vibração, além da distribuição e armazenamento do protetor solar, que mantém os instrumentos frios para as observações em infravermelho.

O foguete Ariane 5 da Agência Espacial Europeia (ESA) ainda será o responsável por levar o novo observatório para o espaço, a partir da Guiana Francesa, que faz fronteira com o Brasil.

O Telescópio Espacial James Webb terá um custo de US$ 8,8 bilhões (R$ 46,92 bilhões na cotação atual), 800 milhões de dólares a mais do que o aprovado em 2011, o que significa que a missão terá que enfrentar uma nova aprovação do Congresso americano.

VEJA MAIS

O instrumento com o tamanho de uma quadra de tênis será o principal observatório de ciências espaciais, ajudando a desvendar mistérios do Sistema Solar, estudar exoplanetas ao redor de outras estrelas, além de investigar outras estruturas do Universo.

Também participam do projeto a ESA e a Agência Espacial Canadense.

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor