China dá sinal verde para missão marciana

Será a primeira vez que chineses enviam um rover para a superfície do planeta vermelho.

china dá sinal verde para missão marciana
Concepção artística de um rover chinês na superfície de Marte. Imagem: CNSA

A Administração Espacial Nacional da China (CNSA, na sigla em inglês) acaba de confirmar que pretende lançar em julho um rover robótico controlado remotamente para explorar a superfície de Marte. O veículo recebeu o nome de Tianwen-1, que significa “Perguntas para o Céu”. O nome foi retirado de um poema de Qu Yuan, um poeta chinês nascido no século IV a.C.

binoculo 7x50 1

Durante a missão, os chineses pretendem colocar uma sonda orbital ao redor de Marte e pousar um rover na superfície do planeta vermelho, o primeiro enviado pela China.

A sonda deve chegar a Marte por volta de fevereiro de 2021. Entretanto, a tentativa de pouso do rover pode ocorrer apenas dois meses depois, para que os controladores da missão possam mapear o local de pouso.

A China não é a única a lançar sondas para Marte em julho deste ano. Os Estados Unidos planejam enviar o rover Perseverance, e os Emirados Árabes Unidos o orbitador Hope Mars.

canal de ofertas

A escolha deste mês em especial para os lançamentos tem como objetivo aproveitar a aproximação da Terra e de Marte, em suas órbitas ao redor do Sol.

A Agência Espacial Europeia (ESA) também pretendia lançar neste ano o seu próprio rover, o ExoMars 2020, mas ele foi adiado para 2022, para que os engenheiros tenham mais tempo para testar alguns de seus componentes, principalmente o sistema de pouso.

Além do lançamento do Tianwen-1, a China planeja uma missão de retorno de amostras de Marte, enviar um orbitador para Júpiter e uma missão para o espaço interestelar.

Em relação às missões tripuladas, a CNSA pretende montar na órbita da Terra a sua nova estação espacial de pesquisa. Recentemente, o país também realizou testes com a sua nova espaçonave tripulada, que poderá ser usada em futuras missões chinesas na superfície da Lua.

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.