100 asteroides já passaram próximos da Terra somente em 2021

Objetos se aproximaram do nosso planeta em distâncias menores do que a da Lua.

100 asteroides já passaram próximos da Terra somente em 2021

De acordo com dados do Centro para Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS, na sigla em inglês), da NASA, até o dia 11 de outubro de 2021, 100 asteroides já passaram próximos do nosso planeta em distâncias menores do que a da Lua, ou seja, menos que 384.400 km (na média). Em 2020, por exemplo, a NASA identificou 107 objetos passando nas proximidades da Terra em distâncias lunares.

Entre os 100 asteroides da lista de 2021, o que passou mais próximo foi o 2021 SP, que chegou a uma distância de 13,4 mil km do centro do nosso planeta (ou 7,1 mil km da superfície, se for descontado o raio médio da Terra), no último dia 17 de setembro. O astro era pequeno, medindo entre 3,7 metros e 8,3 metros, do tamanho de um micro-ônibus.

Para se ter uma ideia, essa distância é menor que a órbita de satélites geoestacionários, que estão a cerca de 36 mil km de altitude. Apesar da proximidade, ele não era grande o suficiente para causar algum risco para o nosso planeta. Muito provavelmente, ele seria desintegrado na atmosfera, com alguns pequenos meteoritos podendo chegar ao solo.

Já o mais distante da lista é o 2021 TQ4, que passou a 381,5 mil km do nosso planeta, em 6 de outubro de 2021. Ele também era pequeno, medindo entre 2,8 metros e 6,2 metros.

O menor objeto a fazer um voo rasante pelo nosso planeta foi o 2021 BO, em 18 de janeiro, medindo entre 0,68 e 1,5 metro. Ele passou a cerca de 23,9 mil km da Terra.

Já o maior (o 2021 SG) tinha entre 42 e 94 metros, do tamanho de um prédio de até 30 andares. A máxima aproximação foi no dia 16 de setembro, chegando a 245,3 mil km de distância. Segundo o site Asteroid Map, caso ele caísse na Terra, ele provocaria uma cratera de 2 km de diâmetro.

É válido ressaltar que esses 100 asteroides estão em distâncias menores do que a Lua está de nós. Caso a distância aumente para 5 vezes aquela que existe a Terra e a Lua, o número de asteroides que passaram próximos do nosso planeta sobe para 396 em 2021.

Risco de impacto

A NASA, assim como outras agências espaciais, mantém programas de caça a asteroides e cometas que poderiam um dia se chocar contra o nosso planeta.

A ideia é mapear o céu em busca desses objetos, acompanhar as suas órbitas, e, caso haja uma probabilidade de impacto, seja enviada uma missão para tentar desviar a trajetória do asteroide ou cometa.

São considerados asteroides “potencialmente perigosos” aqueles que têm mais de 140 metros de diâmetros e têm órbitas que os fazem passar a menos de 7,5 milhões de km da Terra.

Por mais que até o momento não tenha sido descoberto nenhum objeto que poderia ameaçar o nosso planeta, a NASA pretende lançar uma missão para fazer a primeira tentativa de desviar um asteroide. O lançamento está previsto para novembro de 2021.

Órbita do 2021 SP (em branco), cruzando a órbita da Terra (azul). Crédito: JPL/NASA