Marte entra em oposição nesta 5ª feira; o melhor dia em 2022

Veja como observar o planeta vermelho em sua noite mais brilhante do ano. Próxima oposição de Marte deve ocorrer apenas em 2025.

Marte entra em oposição nesta 5ª feira; o melhor dia para observá-lo em 2022
Imagem: NASA/Divulgação

Nesta quinta-feira (8), Marte entra em oposição, sendo possível observá-lo durante toda a noite entre as estrelas da constelação de Touro. Este é o melhor dia de 2022 para observar o planeta por meio de telescópios.

A oposição ocorre quando um planeta está próximo da Terra, e também no lado oposto ao nosso planeta em relação ao Sol. É como se Marte estivesse em sua “Lua Cheia”.

Durante a oposição deste ano, o planeta estará a cerca de 82 milhões de quilômetros da Terra, brilhando no céu com -1,9 de magnitude e com um diâmetro aparente de 17,1 segundos de arco. No gráfico abaixo, é possível ver a diferença de tamanho do planeta ao longo dos meses.

Imagem: The Sky/NASA/Hubble Space Telescope/Reprodução

No Brasil, o planeta pode ser visto logo após o pôr do sol próximo do horizonte nordeste. Ele é fácil de ser reconhecido pela sua coloração vermelha-alaranjada brilhante, mesmo para quem não tem binóculos ou telescópios. Ele pode ser visto cruzando o ceú ao longo de toda a noite, antes de desaparecer no horizonte noroeste.

VEJA MAIS

O planeta estará próximo de Aldebarã, outra estrela avermelhada, na constelação de Touro. Inclusive, para quem estiver ao telescópio, pode aproveitar a oportunidade para observar as estrelas do aglomerado das Plêiades, que estarão próximas à Marte.

Para observar o planeta, é recomendado telescópios com pelo menos 50 mm de abertura. Porém, para começar a ver detalhes da superfície marciana, é preciso instrumentos maiores, de pelo menos 100 milímetros de diâmetro.

Entre as possíveis feições que podem ser observadas pelo telescópio nessa época do ano em Marte está a calota de gelo no Polo Norte do planeta. Também é possível surgir nuvens brancas discretas no hemisfério Norte do planeta.

Vista de Marte logo após o pôr do sol do dia 8 de dezembro de 2022. Imagem: Stellarium/Reprodução

As oposições de Marte ocorrem aproximadamente uma vez a cada 25 ou 26 meses. Já nos planetas mais distantes ela ocorre anualmente, como Júpiter, por exemplo, a cada 13 meses.

A próxima grande oposição de Marte deve ocorrer apenas em 16 de janeiro de 2025.

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Tags:

Sobre o Autor

Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.