Estudante brasileira de 16 anos descobre asteroide

Moradora de São José dos Campos, ela participa de um projeto internacional de cientistas cidadãos.

Concepção artística de um asteroide.
Concepção artística de um asteroide. Crédito da imagem: NASA

A estudante Micaele Gomes, de apenas 16 anos, acaba de descobrir um asteroide. Ela faz parte do grupo “Caça Asteroides”, ligado à Universidade Estadual Paulista (Unesp) e inscrito no programa International Astronomical Search Collaboration (IASC), coordenado pela NASA.

O projeto visa fornecer dados astronômicos de alta qualidade para cientistas cidadãos ao redor do mundo para que eles possam fazer descobertas astronômicas.

O grupo brasileiro conta com 5 estudantes e foi criado pela graduanda em física da Unesp, Helena Ferreira Carrara, em colaboração com o Observatório Astronômico de Bauru.

Micaele é aluna do terceiro ano do ensino médio de um escola estadual de São José dos Campos/SP, e também já foi medalhista nas olimpíadas de Astronomia e de Foguetes em 2020.

Descoberta do asteroide

A descoberta foi feita no último dia 15 de janeiro, a partir da análise de imagens captadas uma semana antes pelo telescópio Pan-STARRS1, situado no Havaí.

Provisoriamente, o asteroide foi catalogado como P11bEV1

Após ter suas características orbitais analisadas por astrônomos, um trabalho que pode demorar até 5 anos, a estudante terá a oportunidade de sugerir um nome para o corpo celeste.

Ela diz que se orgulha de representar alunos de escola pública e que espera inspirar outras meninas.

”Poder contribuir para a ciência desta forma representa muito a realização de um sonho. É muito legal ter um pouco dos meus sonhos registrados no espaço”, diz Micaele.

A estudante foi entrevistada por uma afiliada da TV Record.