Celulares para astrofotografia: 5 modelos para tirar fotos do céu

Lista inclui aparelhos com diferentes faixas de preço para quem pretende praticar astrofotografia com celular.

Celulares para astrofotografia: 5 modelos para tirar fotos do céu

De forma geral, qualquer celular que permite fazer fotografias de longa exposição pode ser utilizado para a astrofotografia. O que vai diferenciar entre eles é a qualidade das câmeras, algo que impacta diretamente na qualidade final das fotos do céu.

binoculo 7x50 1

É claro, as astrofotografias captadas com um smartphone – mesmo aqueles modelos top de linha – não se comparam com as imagens tiradas em uma câmera DSLR dedicada para fazer fotos noturnas, mas já é possível conseguir resultados esteticamente satisfatórios com celulares.

Além disso, é possível aprender muita coisa de astrofotografia utilizando apenas um smartphone (mesmo os mais básicos).

Esse mesmo conhecimento será bem-vindo na hora de fazer investimentos mais altos em câmeras e lentes profissionais.

canal de ofertas

Aqui você confere alguns modelos recomendados – com diferentes faixas de preço – para quem está querendo dar os primeiros passos na fotografia do céu noturno. Nesta lista, foi considerado os megapixels da câmera, a resolução e o desempenho dos aparelhos.

Em qualquer um deles, é recomendado o uso de um bom tripé, além de fazer um curso introdutório sobre noções básicas de fotografia, como controle de exposição e de tratamento de imagens.

Confira os aparelhos!

1. Xiaomi Poco X3 NFC

Detalhe das câmeras do Xiaomi Poco X3 NFC
Detalhe das câmeras do Xiaomi Poco X3 NFC

O celular Poco X3 NFC, da Xiaomi, conta com um conjunto de quatro câmeras, sendo uma principal de 64 MP, uma ultra wide de 13 MP, uma macro de 2MP e uma de profundidade de 2 MP. A câmera frontal tem 20 MP.

Desta lista, ele é o que possui a maior capacidade de bateria (5160 mAh), garantindo autonomia para várias horas de fotografia do céu.

A tela tem 6,67 polegadas e taxa de atualização de 120 Hz, perfeito para ver as fotos captadas, mas também para assistir vídeos, jogar ou navegar na internet. Rodando no Android, o armazenamento é de 64GB e memória RAM de 6GB.

Apesar da boa nitidez das fotos diurnas, na astrofotografia as imagens apresentam ruído. As cores até permanecem boas, mas os realces e as sombras não têm a melhor aparência, mesmo utilizando o modo noturno do dispositivo.

É claro, se você ainda é um iniciante na astrofotografia, isso pode não ser um grande problema. O aparelho da Xiaomi é uma boa opção de entrada para começar a aprender as primeiras técnicas de fotografia e conseguir as suas primeiras fotos do céu.

Clique aqui para comprar o aparelho na Amazon!

*

telescopio refrator 60az powerseeker

2. Samsung Galaxy A71

Detalhe das câmeras do Samsung Galaxy A71
Detalhe das câmeras do Samsung Galaxy A71

O Galaxy A71, da Samsung, também conta com uma configuração de câmera quádrupla, com a principal de 64 MP, ultra wide de 12 MP, macro de 5 MP e profundidade de 5 MP. A câmera de selfie tem 32 MP.

A fotografia com pouca luz apresenta uma boa aparência, com destaque para os realces e as sombras, além de um baixo nível de ruído. Entretanto, os melhores resultados são conseguidos apenas na câmera principal, uma vez que a ultra wide tem uma significativa redução de desempenho na astrofotografia.

O Galaxy A71 possui uma tela Super AMOLED de 6,7 polegadas e resolução Full HD, de 1080p. A construção em plástico e a tela coberta com Gorilla Glass 3 oferecem proteção adicional ao aparelho contra quedas.

O dispositivo também conta com um chipset Snapdragon 730 emparelhado com um processamento gráfico Adreno 618, um dos melhores chipsets de celulares intermediários, o que garante um bom desempenho na fotografia. O armazenamento é de 128GB e RAM de 6GB.

Clique aqui para comprar o aparelho na Amazon!

*

3. Samsung Galaxy S20

Detalhe das câmeras do Samsung Galaxy S20
Detalhe das câmeras do Samsung Galaxy S20

Outro modelo da Samsung indicado para a astrofotografia é o S20. Por mais que ele não seja o carro-chefe da fabricante, as fotos noturnas são surpreendentemente boas.

O Galaxy S20 tem três câmeras: uma câmera principal de 12 MP, uma câmera ultra wide de 12 MP e uma câmera telefoto de 64 MP com zoom óptico híbrido de 3 vezes. Contudo, com o zoom, a qualidade da foto diminui, gerando ruído na imagem.

O celular tem armazenamento de 128GB e roda com um processador Octa-Core em conjunto com 8GB de memória RAM, o que é mais que suficiente para o usuário médio.

O ponto negativo do S20 é a bateria de apenas 4000 mAh.

Em geral, o aparelho é poderoso e conta com um design atraente. É claro, se você ainda quiser um desempenho ainda melhor na fotografia, opte pela versão S20 Ultra (disponível aqui, pela Amazon).

Clique aqui para comprar o aparelho na Amazon!

*

4. Sony Xperia 5 II

Detalhe das câmeras do Sony Xperia 5 II
Detalhe das câmeras do Sony Xperia 5 II

O Xperia 5 II é um dos carro-chefe da Sony, contando com ótimas câmeras e uma duração de bateria muito boa. Ele vem com três câmeras, sendo a principal de 12MP, uma ultra wide de 12 MP e uma telefone de 12 MP com zoom ótico de 3x.

Na fotografia noturna, os realces e as sombras são bem preservados, com o ruído bem controlado na maioria das fotos. As cores têm boa saturação e a imagem têm uma aparência ótima. Até mesmo com a câmera telefoto é possível conseguir bons resultados.

O aparelho possui um design premium e conta com até 256GB de armazenamento e 8GB de RAM. O processamento é feito por um Snapdragon 865 5G, conhecido por ser um chip extremamente bom. A tela é de 6,1 polegadas e possui uma taxa de atualização de 120 Hz.

Clique aqui para comprar o aparelho na AliExpress!

*

5. Apple iPhone 13 Pro

Detalhe das câmeras do iPhone 13 Pro
Detalhe das câmeras do iPhone 13 Pro

O iPhone 13 Pro conta com três câmeras de 12MP, incluindo o modo noturno em todas elas.

Segundo a fabricante, o aparelho é ideal para astrofotografia, apresentando velocidade de obturador, redução de ruído e mapeamento de tons aprimorados para produzir fotos mais detalhadas do céu noturno (como a imagem abaixo que ilustra esta matéria).

A Apple promete que a câmera grande-angular do aparelho possui uma captação de fotos em modo noturno cerca de 2,2 vezes superior quando comparado com o iPhone 12 Pro e quase 1,5 vez quando comparado ao iPhone 12 Pro Max. Já a ultra-angular tem uma melhoria de 92% na captação em ambientes de pouca luz.

O iPhone 13 Pro Max roda com o chip A15 Bionic e tem 256 GB de armazenamento. O aparelho também vem com tela Super Retina XDR com taxas de atualização entre 10 Hz e 120 Hz.

Clique aqui para comprar o aparelho na Amazon!

*

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.


banner rodape

Tags: | |

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.