Como funciona o modo astrofotografia no Pixel 6

Celular do Google promete tirar fotos do céu claras e nítidas. Conheça a tecnologia por trás do Pixel 6.

Como funciona o modo astrofotografia no Pixel 6
Imagem: Google/Divulgação

Desde 2019, os celulares da linha Pixel trazem um modo astrofotografia dedicado que promete fazer fotos do céu noturno nítidas e claras. No caso do Pixel 6 Pro (disponível aqui), o modo está disponível no recurso “Night Sight” – ou “Visão Noturna”.

binoculo 7x50 1

Após testar o produto, o site PetaPixel afirmou que o Pixel 6 Pro é considerado o melhor smartphone com poder computacional em fotografia e, provavelmente, um dos melhores para capturar fotos do céu noturno da atualidade.

Vale lembrar que, para praticar a astrofotografia, independentemente se ela será feita por meio de câmeras ou celulares, a recomendação é sempre utilizar um tripé, que pode ser desde um Joby Gorillapod (link aqui) a um tripé profissional (link aqui).

Além do smartphone e um bom tripé, para fazer boas fotos do céu noturno também é fundamental estar em um local escuro, bem como aprender algumas técnicas básicas de astrofotografia.

canal de ofertas

Para usar o modo astrofotografia no Pixel 6 Pro, basta seguir o passo a passo:

  1. Coloque o celular em um tripé ou em um apoio que o torne totalmente imóvel;
  2. Abra o aplicativo de câmera;
  3. Na parte inferior da tela, deslize entre os modos até encontrar a opção “Night Sight” (ou “Visão Noturna”);
  4. Ao apontar o celular para o céu noturno, o botão do obturador mudará automaticamente de uma “lua crescente” para “estrelas”; e
  5. Clique no obturador e aguarde quatro minutos até que a exposição termine.
Exemplos de fotografia captadas pelos celulares da linha Pixel.
Exemplos de fotografia captadas pelos celulares da linha Pixel. Imagem: Google/Divulgação
telescopio refrator 60az powerseeker

A tecnologia por trás do Pixel 6

Segundo o Google, o modo de astrofotografia funciona fazendo 15 fotos em sequência de até 16 segundos de exposição cada. Essas pequenas exposições evita que estrelas, galhos de árvores ou qualquer objeto que se mova durante a cena saiam borradas.

Em seguida, o software usa inteligência artificial para alinhar essas imagens, compensar a trepidação do celular e empilhar as fotos para melhorar o contraste e reduzir a quantidade de granulações – algo comum na fotografia noturna.

A empresa ressalta que o Night Sight produz imagens nítidas de céus cheios de estrelas. Além disso, desde que haja pelo menos uma pequena quantidade de luar, as paisagens sairão claras e coloridas.

“Embora as fotos da Via Láctea ainda exibam algum ruído residual, elas são agradáveis ​​de se ver, mostrando mais estrelas e mais detalhes do que uma pessoa pode ver olhando para o céu noturno real”, conclui o Google.

Celular Pixel 6 Pro
O celular Pixel 6 Pro

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Tags:

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.