Como observar a passagem de um cometa no céu?

Confira as principais dicas de como localizar e observar um cometa no céu noturno.

como observar a passagem de um cometa
Imagem: Alex Andrews/Pexels

A observação de cometas no céu pode ser uma atividade emocionante. Os cometas são corpos celestes que orbitam o Sol e exibem uma longa cauda brilhante quando se aproximam do interior do Sistema Solar.

A estrutura básica de um cometa é formada por um núcleo, que é composto principalmente de gelo e poeira. Quando um cometa se aproxima do Sol, o calor faz derreter parte do gelo e isso cria uma nuvem de poeira e gás conhecida como coma. A coma é a região brilhante que se vê ao redor do núcleo do cometa.

Além disso, a força do vento solar empurra a poeira e o gás para longe do núcleo, criando as longas caudas dos cometas. É por isso que suas caudas são sempre voltadas na direção oposta ao do Sol.

As suas órbitas são geralmente elípticas e levam muitos anos para completar uma volta ao redor do Sol. Para observar cometas no céu é recomendável consultar notícias ou calendários astronômicos para saber quando ocorrerá a passagem deles perto da Terra ou estarão visíveis no céu noturno.

Na prática, encontrar um cometa no céu pode ser uma tarefa desafiante para iniciantes na observação do céu, mas, por outro lado, também muito gratificante. Confira as principais dicas:

  • Procure locais longe das grandes cidades: Os cometas podem ser difíceis de observar em áreas urbanas devido à grande quantidade de iluminação artificial proveniente de postes e outras fontes de luz, o que acaba ofuscando a vista de objetos do céu. Por isso, procure cidades do interior, sítios ou acampamentos para conseguir observar o cometa.
  • Escolha lugares abertos: Normalmente, os cometas são vistos próximos ao horizonte, o que requer que o observador esteja em um local que não tenha a vista obstruída por árvores ou prédios.

VEJA MAIS

  • Encontre o cometa no céu: Verifique os dias, horários e constelação que o cometa será visível. Em seguida, use mapas celestes ou aplicativos para encontrar a constelação no céu e facilitar a localização do cometa.
  • Use binóculos: Alguns cometas podem ser vistos a olho nu, porém, para ver os astros com mais detalhes, é recomendado usar instrumentos de observação, como um bom par de binóculos – com pelo menos 10x de ampliação e 30 mm de abertura.
  • Acompanhe o cometa: Os cometas são corpos celestes instáveis, e sua aparência pode mudar rapidamente. À medida que se aproximam do Sol, eles podem ficar mais brilhantes e suas caudas podem se tornar mais longas. Portanto, é importante observá-los com frequência para ver as mudanças dia após dia.

Com um pouco de paciência, boa sorte e as dicas acima, você pode ser recompensado com uma visão espetacular destes corpos celestes fascinantes.

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.