Dicas de acessórios para astrofotografia com celular
Confira os principais gadgets que podem ajudar você a captar boas fotos da Lua e das estrelas com o seu smartphone.
Muita gente não sabe, mas é possível fazer astrofotografia com celular e alcançar bons resultados ao tirar fotos do céu, das estrelas e também da Lua. Em alguns países, o hobby está ganhando – até mesmo – um nome próprio: a “astrofonografia”.
Por mais que as câmeras DSLR sejam mais indicadas para essa tarefa – por oferecer melhor qualidade nas imagens e mais recursos técnicos – , os smartphones modernos estão sendo lançados com novas funções inteligentes que podem auxiliar na captação das imagens noturnas do céu.
Não apenas isso, mas uma série de aplicativos, acessórios, gadgets e cursos estão tornando essa arte em uma prática mais profissional.
Isso permite que você consiga fazer fotografias da Lua, de conjunções planetárias, das constelações ou de rastros de estrelas.
A astrofotografia de paisagem também é um campo emergente na fotografia com celular, em que é possível aproveitar paisagens locais para compor belas fotos do céu estrelado.
Por isso, se você está querendo se aventurar na astrofotografia, confira alguns itens que ajudarão você a tirar melhores fotos do céu com o seu smartphone.
Tripés
Disparadores
Aplicativos
Smartphones
Cursos
Monóculos
Telescópios com suportes para celular
Tripés
Tirar fotos do céu requer que você faça fotografias de longa exposição, o que significa que o smartphone precisa estar adequadamente estável. A menor tremida no aparelho vai fazer com que a foto saia borrada.
Por mais que você possa improvisar maneiras de fixar o seu aparelho em algum tipo de suporte, o mais recomendado é investir em um tripé, podendo ser aqueles pequenos e portáteis.
Assim, basta montar o celular em um tripé e colocá-lo em algum tipo de superfície estável para conseguir fazer as fotos.
Abaixo você confere três exemplos de mini tripés para celulares.
Mini tripé Manfrotto Pixi
O mini tripé da Manfrotto é pequeno e portátil, sendo indicado para astrofotografia com celular. Por mais que ele seja compacto, o Pixi é resistente e possui uma cabeça esférica bem feita para conectar o smartphone. Ele tem ainda um grampo universal que prende qualquer telefone, mesmo que ele esteja com a capinha.
Clique aqui para saber mais sobre o produto!
*
Mini tripé Cam SJcam
Este tripé tem a vantagem de ser flexível, o que significa que você pode não apenas colocá-lo sobre uma superfície, mas envolver as pernas dele em um corrimão ou galho, dando mais autonomia para fazer melhores enquadramentos do céu noturno.
Clique aqui para saber mais sobre o produto!
*
Estabilizador Zhiyun Smooth 4 com tripé da Gimbal
Agora, se você quer uma solução mais elegante e profissional, considere o estabilizador de três eixos para smartphones da Gimbal. Este modelo vem com um mini tripé e tem a praticidade de ter botões físicos no próprio estabilizador, que permite fazer ajustes e executar comandos, sendo uma boa opção se você pretende fazer efeitos como timelapse, por exemplo.
Clique aqui para saber mais sobre o produto!
*
Disparadores
Em complemento ao tripé, pense na possibilidade de adquirir um disparador remoto bluetooth, para evitar qualquer tipo de vibração do celular. O movimento de clicar no botão para tirar a foto pode fazer o aparelho tremer, mesmo que ele esteja em um tripé robusto.
Neste caso, o item é opcional, pois você pode usar o timer do próprio celular. Uma contagem regressiva de pelo menos dois segundos já é o suficiente para que o dispositivo pare de tremer antes de fazer a foto.
Porém, caso queira facilitar o trabalho de tirar as astrofotos, recomendamos o disparador abaixo.
Controle Remoto Smart da 5+
O aparelho funciona por meio de uma conexão bluetooth e promete alcance para tirar fotos de até 10 metros. O controle é compatível com aparelhos Android e iOS e também pode ser utilizado para outras finalidades, como controlar a reprodução de músicas e vídeos.
Clique aqui para saber mais sobre o produto!
*
Aplicativos
De forma geral, os smartphones indicados para astrofotografia são aqueles que oferecem funções manuais da câmera e que permitem controlar o ISO, o tempo de exposição e o foco – o chamado “modo Pro”.
Entretanto, caso o seu celular não possua o modo Pro, é possível baixar aplicativos que adicionam a função manual ao aparelho. Entretanto, os apps listados abaixo podem não funcionar em todos os modelos de smartphones.
Camera FV-5
Para quem tem aparelhos Android mais antigos, o app pago Câmera FV-5 oferece controle manual total sobre a câmera do aparelho, por meio de uma tela que lembra uma câmera do tipo DSLR. Além disso, ele faz imagens nos formatos JPEG e DNG (um formato de imagem RAW usado na fotografia digital).
*
Câmera NightCap
Para usuários do iOS, o NightCap é uma boa opção, por ser desenvolvido para fazer fotos noturnas e com pouca luz. O aplicativo conta com diferentes modos de astrofotografia, que permitem fotografar o céu noturno, rastros de estrelas, meteoros e até a passagem da Estação Espacial Internacional (ISS).
*
Smartphones
Felizmente, as principais fabricantes de celular estão empenhadas em lançar smartphones que permitem tirar boas fotos com pouca luz, algo que é bem-vindo na astrofotografia.
Isso significa que os aparelhos mais modernos possuem tecnologias para fazer longas exposições e com alto ISO, que, junto com os modos manuais, tornam esses dispositivos perfeitos para fazer fotos incrivelmente boas do céu estrelado.
Porém, mesmo que eles ainda contam com câmeras grandes, esses aparelhos ainda usam sensores relativamente pequenos. Dessa forma, evite utilizar ISO acima de 800 e não esqueça de utilizar um bom tripé.
Também é válido ressaltar que as fotos tiradas precisam de posterior edição, mesmo se você captar as imagens em aparelhos top de linha.
Feito essas considerações, seguem três exemplos de aparelhos modernos que são indicados para a astrofotografia.
Samsung Galaxy S20+
O aparelho da Samsung possui um modo profissional com uma lente grande angular para controlar manualmente as configurações do celular, reduzindo o ruído e melhorando o foco. Você pode capturar o céu noturno em condições de pouca luz com um longo tempo de exposição, fornecendo uma imagem do céu noturno que é muito boa.
Clique aqui para saber mais sobre o produto!
*
OnePlus 9 Pro
O One Plus 9 Pro possui uma das melhores câmeras para fotografia com pouca luz. A reprodução e a precisão das cores são o destaque desse aparelho, mesmo na astrofotografia. O celular conta com zoom óptico de 3x e zoom digital de 30x, além de recurso de estabilização de imagem óptica e eletrônica.
Clique aqui para saber mais sobre o produto!
*
Huawei P30 Pro
O Huawei P30 Pro também é um ótimo aparelho para fotografar os eventos noturnos do céu. O maior destaque é que ele fornece um zoom óptico de 5x e zoom digital de 50x, o que permite obter imagens mais próximas da Lua. A câmera tem abertura de f/1.6 e também possui um modo “rastro de estrelas” que permite que a lente grande angular seja usada.
Clique aqui para saber mais sobre o produto!
Cursos
Na internet é possível encontrar bons tutoriais que ensinam como fotografar o céu com celulares, assim como fazer o processamento dessas imagens. Infelizmente, boa parte desse material está disponível apenas em inglês.
Por outro lado, já existem livros e workshops online de astrofotografia no Brasil, que sintetizam as principais técnicas de astrofotografia.
É o caso do livro “Astrofotografia Prática”, do astrofotógrafo Rodrigo Andolfato (disponível aqui, para compra na Amazon), ou o curso online da “Norte Fotográfico” (disponível aqui, para compra na Hotmart).
Em ambos é possível se aprofundar na astrofotografia, com as técnicas apresentadas podendo ser aplicadas tanto em celulares como em câmeras do tipo DSLR.
Monóculos
Para compensar a falta de zoom óptico em celulares, é possível adquirir monóculos para conseguir fotos mais próximas da Lua. Eles funcionam como pequenas lunetas que vem com clipes que se acoplam ao celular.
É claro, não espere qualidade óptica nesses tipos de lentes para celular, mas ele já são boas opções de baixo custo para melhorar as suas fotos lunares. Além disso, é preciso controlar a exposição da foto, para que a Lua não se torne em uma grande bolha branca de luz.
Um exemplo de monóculo é a lente para celular da marca Apexel (foto abaixo), que oferece um zoom de 18 vezes, além de um tripé básico.
Clique aqui para saber mais sobre o produto!
*
Telescópios com suportes para celular
Alguns modelos de lunetas e telescópios já estão saindo de fábrica com suportes dedicados para celular. Isso permite que o usuário possa tirar fotos da Lua, de planetas e outros objetos celestes, apenas acoplando o smartphone à ocular do instrumento.
Luneta de 70 mm, da Greika
O instrumento com abertura de 70 mm permite visualizar objetos com magnitude 11. Ele vem com duas oculares (26 mm e 9,7 mm), uma lente Barlow com ampliação 2x, além do suporte para celular.
Clique aqui para saber mais sobre o produto!
*
Suporte Celestron NexYZ
Caso você já tenha o telescópio, basta comprar um adaptador universal, como o fabricado pela Celestron. Ele se encaixa em qualquer ocular de 35 mm a 60 mm de diâmetro, incluindo telescópios com oculares de 1,2 polegadas e 2 polegadas, assim como binóculos.
O adaptador é ajustável e pode encaixar em qualquer dispositivo, mesmo os aparelhos maiores, como o iPhone 8 plus ou os celulares da linha Samsung Galaxy.
Clique aqui para saber mais sobre o produto!
*
VEJA MAIS
- Passo a passo: Aprenda como tirar fotos da Lua com o celular
- Celulares para astrofotografia: 5 modelos para tirar fotos do céu
- Curso online ensina como tirar fotos do céu estrelado
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor