Aurora vista da Estação Espacial impressiona por brilho intenso
Astronauta Sophie Adenot fotografou uma aurora austral intensa da Estação Espacial, com tons verdes, roxos e vermelhos sobre a Terra.

A astronauta francesa Sophie Adenot registrou uma aurora austral a partir da Estação Espacial Internacional e compartilhou em uma postagem no X. A imagem mostra faixas verdes intensas sobre a Terra, com brilho roxo e vermelho envolvendo a atmosfera.
O registro mostra um fenômeno conhecido do solo por outro ângulo. Vistas da órbita, as auroras revelam a ligação direta entre o Sol, o campo magnético terrestre e a alta atmosfera.
A aurora vista de cima
As auroras surgem quando partículas carregadas vindas do Sol alcançam a Terra. Esse fluxo constante recebe o nome de vento solar.
Ao interagir com a atmosfera, essas partículas produzem luz em diferentes cores. Do solo, o fenômeno pode aparecer como faixas verdes, vermelhas, roxas ou multicoloridas no céu noturno.
Da Estação Espacial, a astronauta não viu apenas luzes no céu. Ela observou o fenômeno se espalhando abaixo da órbita da estação.
O que Sophie Adenot fotografou
Adenot está a bordo da Estação Espacial Internacional na missão εpsilon. Durante a passagem orbital, ela observou a aurora austral, nome dado às auroras do Hemisfério Sul.
No Hemisfério Norte, o mesmo tipo de fenômeno recebe o nome de aurora boreal. A física básica permanece a mesma, mas a localização muda.
Na foto, redemoinhos verdes aparecem sobre uma névoa roxa brilhante. A Terra também surge envolvida por um tom vermelho intenso.
O detalhe é que o brilho avermelhado aparece até na parte externa da Estação Espacial.
Por que a imagem chama atenção
Astronautas em órbita não apenas fazem experimentos e observações. Eles também compartilham a experiência quase em tempo real com pessoas na Terra.
“Dia 127, órbita 1968. Aquela aurora foi absolutamente espetacular”, escreveu Adenot, de acordo com comunicado da ESA. Ela descreveu o fenômeno como algo que tremulava e se movia abaixo da estação.
Segundo a astronauta, a aurora se estendia até onde a vista alcançava. Ela também afirmou que o brilho iluminou a estação em tons de verde.
Um fenômeno bonito e científico
O planeta recebe partículas solares o tempo todo. As auroras revelam essa interação de forma visível, pois transformam processos invisíveis do clima espacial em luz na atmosfera.
Adenot afirmou que a tripulação já tinha visto várias auroras desde o começo da missão. Esta, porém, ficou em outro nível de intensidade.
O brilho foi tão forte que superou as configurações comuns da câmera usada pela astronauta. A tripulação acabou disputando bons lugares nas janelas da estação.
Sobre o Autor
0 Comentários