Astrônomos fotografam jovem exoplaneta há 400 anos-luz da Terra

O planeta é tão jovem que sua superfície pode ainda estar quente como lava.

Astrônomos fotografam jovem exoplaneta há 400 anos-luz da Terra

Utilizando o telescópio Subaru, astrônomos conseguiram fazer uma foto direta de um exoplaneta distante 417 anos-luz da Terra, um dos mais jovens descobertos até o momento. O planeta – catalogado como 2M0437b – tem algumas vezes a massa de Júpiter e foi formado a apenas alguns milhões de anos. Ele é tão jovem que, provavelmente, sua superfície é tão quente quanto lava.

binoculo 7x50 1

Na imagem abaixo é possível visualizar o jovem exoplaneta. A estrela que ele orbita foi tirada da foto por técnicas de processamento de imagem. Já as quatro pontas são apenas um efeito produzido na ótica do telescópio.

“Ao analisar a luz deste planeta, podemos dizer algo sobre sua composição e, talvez, onde e como ela se formou em um disco há muito desaparecido de gás e poeira em torno de sua estrela hospedeira”, afirmou Eric Gaidos, líder da pesquisa.

Segundo os cientistas, o estudo ajuda a entender como os planetas se formam e mudam ao longo do tempo, gerando insights de como o nosso próprio Sistema Solar pode ter sido formado.

jovem exoplaneta m0437b
Imagem direta do planeta 2M0437b. Crédito: Telescópio Subaru
canal de ofertas

Descoberta do jovem planeta

O exoplaneta foi detectado em 2018, também por meio do telescópio Subaru, que está instalado no cume do vulcão Mauna Kea, no Havaí, e é operado pelo Observatório Astronômico Nacional do Japão.

Os astrônomos levaram três anos para confirmar a existência do exoplaneta, verificando se ele era realmente um companheiro da estrela do sistema, e não um objeto mais distante.

A observação direta do planeta só foi possível porque ele está distante de sua estrela, cerca de 100 vezes a distância que separa a Terra do Sol.

VEJA MAIS

Segundo os pesquisadores, com o lançamento do Telescópio Espacial James Webb será possível identificar gases na atmosfera do exoplaneta e até se existe um disco de formação de lua ao redor do planeta.

Tanto o planeta quanto sua estrela mãe estão localizados em um “berçário” estelar chamado de Nuvem de Touro, ao norte da estrela Aldebarã e a leste do aglomerado de estrelas Plêiades. A estrela do jovem exoplaneta é muito tênue para ser vista a olho nu.

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *