Após incidente, NASA libera Webb para lançamento

Decolagem está prevista para 22 de dezembro.

Técnicos executam os preparativos finais para o lançamento do Telescópio Espacial James Webb.
Técnicos executam os preparativos finais para o lançamento do Telescópio Espacial James Webb.

A NASA publicou um comunicado na noite desta quarta-feira, 24 de novembro de 2021, confirmando que o Telescópio Espacial James Webb está pronto para voar e que os preparativos para o lançamento foram retomados. A decolagem está prevista para o dia 22 de dezembro de 2021, às 05h20 (horário de Brasília).

Previsto inicialmente para 18 de dezembro, o lançamento foi adiado por conta de um incidente nas instalações de preparação do telescópio espacial, em Kourou, na Guiana Francesa.

binoculo 7x50 1

Os técnicos estavam se preparando para anexar o Webb a um adaptador, que é usado para conectá-lo ao estágio superior do foguete Ariane 5. Entretanto, uma das braçadeiras que prende o telescópio ao adaptador se soltou, fazendo todo o observatório vibrar de uma maneira que não era prevista.

A NASA convocou uma equipe de engenheiros para investigar o ocorrido e realizar testes adicionais, para ter certeza que o incidente não danificou nenhum componente do Webb.

No novo comunicado, a agência espacial afirmou que os testes foram concluídos e que nenhum problema foi encontrado.

canal de ofertas

A NASA autorizou a Arianspace – empresa contratada para esse lançamento – para iniciar nesta quinta-feira, 25 de novembro, o abastecimento do observatório com combustível, um procedimento que demora cerca de 10 dias.

Telescópio Espacial James Webb

Chamado de o “sucessor do Hubble”, o Telescópio Espacial James Webb é fruto de uma parceria internacional entre a NASA, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA).

O novo telescópio espacial irá operar na faixa do infravermelho e terá o objetivo de explorar a história do Universo, desde os objetos do nosso Sistema Solar, até as galáxias observáveis mais distantes.

“Webb revelará novas e inesperadas descobertas e ajudará a humanidade a compreender as origens do universo e nosso lugar nele”, diz a NASA em comunicado.

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.