NASA começa a demolir antiga plataforma de lançamento

Estrutura foi utilizada em missões do programa Apollo e ônibus espaciais.

A plataforma MLP-2 é fotografada sendo movida no Centro Espacial Kennedy, nos Estados Unidos, em 2014.
A plataforma MLP-2 é fotografada sendo movida no Centro Espacial Kennedy, nos Estados Unidos, em 2014. Crédito da imagem: Kim Shiflett / NASA

A NASA começou a demolir a Mobile Launch Platform-2 (MLP-2), uma das três plataformas de aço móveis que foram utilizadas durante os lançamentos das missões Apollo e dos ônibus espaciais. O motivo da destruição é, simplesmente, a falta de espaço no complexo espacial para deixá-la guardada.

binoculo 7x50 1

“Estamos nos livrando do MLP-2 agora, não porque não havia clientes [para seu uso]. Estamos nos livrando dele porque estamos ficando sem vagas de estacionamento”, disse Scott Tenhoff, gerente de projeto de demolição da plataforma no Centro Espacial Kennedy, situado na Flórida, Estados Unidos.

Espera-se que todo o processo de demolição leve cerca de um mês.

MLP-2

A MLP-2, com 8 metros de altura, 50 metros de comprimento e 40 metros de largura, era utilizada como base de suporte para foguetes, transportando-os do interior do Edifício de Montagem de Veículos (VAB), da NASA, até o local de lançamento.

Entre 1968 e 2011, a plataforma móvel foi utilizada em 51 missões, dentro dos programas Apollo, Skylab e ônibus espaciais.

Foi da MLP-2, por exemplo, que partiu a tripulação da Apollo 14, que pousou na Lua em 1971; assim como o último voo do ônibus espacial Challenger, que explodiu tragicamente em 1986.

canal de ofertas

Novos plataformas móveis

As três plataformas foram construídas entre os anos de 1963 e 1965, com o objetivo de apoiar os lançamentos dos foguetes Saturn V e Saturn IB, da NASA. 

Inicialmente, as plataformas tinham torres umbilicais, que foram removidas após o fim do programa Apollo e início dos lançamentos dos ônibus espaciais.

Para o programa Artemis, a agência espacial avaliou que as antigas plataformas eram incapazes de suportar o peso combinado do novo foguete Sistema de Lançamento Espacial (SLS) e uma torre umbilical.

VEJA MAIS

A NASA já concluiu a construção de uma nova plataforma móvel, a ML-1, em 2018. Em julho de 2020, foi iniciada a construção da ML-2.

É para ter espaço para “estacionar” essas novas estruturas, que a NASA optou pela destruição da MLP-2.

A MLP-1 está sendo utilizada pela NASA para testes com a esteira de transporte, garantindo que ela esteja pronta para suportar o peso do SLS. Já a MLP-3 foi modificada e alugada brevemente pela Northrop Grumman para uso com o foguete OmegA.

Ainda não há planos de demolição das mesmas.

Escavadeira começa o processo de demolição da plataforma móvel MLP-2.
Escavadeira começa o processo de demolição da plataforma móvel MLP-2. Crédito da imagem: Kevin Keenan/collectSPACE.com

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.