Astronomia: Salário de um astrônomo em 2022

Descubra o piso salarial, a média e até quanto um astrônomo pode ganhar no Brasil.

Astronomia: Salário de um astrônomo em 2022

Para quem sonha em fazer uma faculdade de astronomia, o salário de um astrônomo é uma dúvida recorrente. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), um astrônomo recebe no Brasil em média R$ 6.840,00 por mês. Este valor tem como referência o salário de profissionais contratados e desligados entre os meses de março de 2021 e fevereiro de 2022.

De acordo com a convenção coletiva da categoria, o piso salarial de quem trabalha na astronomia é a partir de R$ 6.516,39. Já o teto é de R$ 11.224,13/por mês, levando em conta os profissionais trabalhando em regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

As maiores oportunidades de emprego para astrônomos no país – assim como os maiores salários – estão localizadas no estado de São Paulo.

Como astrônomo, o profissional pode trabalhar em universidades e institutos de pesquisa, além de agências governamentais ou em empresas privadas.

A maior parte do trabalho de um astrônomo profissional é baseada em pesquisas, já que o foco está em entender como o Universo surgiu e evoluiu ao longo do tempo.

Existem diferentes campos na astronomia, e a maioria dos astrônomos escolherá se concentrar em apenas um. Alguns exemplos desses campos são astronomia solar, astronomia planetária, astronomia estelar, astronomia galáctica, astronomia extragaláctica, entre outros.

Cada um desses campos se ramifica em um tipo de estudo observacional ou teórico.

Astronomia como profissão

As carreiras em astronomia são diversas, incluindo funções como geólogos planetários, exobiólogos, cosmólogos, engenheiros de telescópios, entre muitos outros. Algumas instituições e empresas de mídia também contratam astrônomos para compartilhar conhecimento e divulgar a astronomia para o público em geral.