Meteorito matou homem no Iraque em 1888

Cientistas encontraram cartas que descrevem a explosão de uma grande bola de fogo seguida pela queda de meteoritos.

Meteorito matou homem no Iraque em 1888

Enquanto analisavam milhões de documentos recém-digitalizados do antigo Império Otomano, um grupo de cientistas da Turquia e dos Estados Unidos encontraram três cartas de oficiais de alto escalão que descrevem uma grande explosão no céu.

Segundo os relatos, em 10 de agosto de 1888, por volta das 20h30, foi avistado uma bola de fogo cruzando o céu sobre uma aldeia na região do Curdistão, perto da moderna cidade de Sulaymaniyah, no Iraque.

Em seguida, o objeto explodiu no ar, fazendo chover “pedras” durante 10 minutos. A força da explosão nivelou as colheitas e um homem foi morto pelos destroços que caíam. A descoberta foi publicada na revista Meteoritics & Planetary Science.

Embora existam alegações de que pessoas e animais foram atingidos e mortos por meteoritos durante a história, este pode ser o primeiro registro histórico que realmente comprova o fato.

A morte por meteorito de 1888 é convincente (apesar de não ter provas físicas), pois ela foi relatada por autoridades locais, incluindo o governador regional, com o objetivo de informar o sultão do Império Otomano. Além disso, é descrito que os fragmentos foram recuperados no local e enviados por correio ao governo central.

Os cientistas tentaram encontrar esses meteoritos em arquivos, mas até o momento não tiveram sucesso. Essas rochas espaciais podem estar perdidas em alguma coleção de algum museu.

A equipe planeja montar uma expedição ao Iraque para encontrar qualquer evidência no local. Apesar das vilas mencionadas nos textos possam ter sido renomeadas ou não existir mais, os relatos falam da proximidade com uma série de colinas em forma de pirâmide.

Felizmente, os cientistas também descobriram um desenho (abaixo) de uma pequena aldeia do início do século XX, que mostra uma cadeia de colinas em forma de pirâmide que parecem combinar com essa descrição.

“Nós sabemos onde isso aconteceu pelas expressões nos manuscritos, mas ele precisa de confirmação no local” disse Ozan Unsalan, cientista planetário da Universidade Ege, na Turquia.

A equipe espera passar o momento atual da pandemia para realizar uma expedição.

Ilustração de uma aldeia próxima de colinas em forma de pirâmide, onde pode ter ocorrido a queda dos meteoritos em 1888.
Ilustração de uma aldeia próxima de colinas em forma de pirâmide, onde pode ter ocorrido a queda dos meteoritos em 1888. Imagem: Arquivos Império Otomano / Ozkan 2012

VEJA MAIS

Explosão em Cheliabinsk

Recentemente, o mundo presenciou um evento parecido com o de 1888. Em 2013, cerca de 1.200 pessoas ficaram feridas quando um asteroide de 18 metros entrou na atmosfera e explodiu sobre a cidade de Cheliabinsk, na Rússia.

O fenômeno foi amplamente registrado em webcams e câmeras de vigilância. Não houve nenhuma morte ou pessoa atingida por um meteorito. Entretanto, a onda de choque da explosão quebrou janelas, arremessando pedaços de vidro sobre as pessoas.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.