5 dicas de como usar binóculos astronômicos

Um bom par de binóculos pode ser uma das melhores ferramentas de observação para iniciantes.

5 dicas de como usar binóculos astronômicos

A observação do céu com binóculos astronômicos é um hobby fascinante, permitindo contemplar a beleza do Universo com um instrumento altamente acessível e portátil. Muita gente não sabe, mas os binóculos são mais baratos e fáceis de usar do que as lunetas ou telescópios.

binoculo 7x50 1

Os binóculos astronômicos contam um campo de visão amplo o suficiente para que você possa ver cometas, aglomerados de estrelas, nebulosas, entre outros grupos de objetos.

Eles também são especialmente úteis para ver grandes crateras na Lua, os satélites de Júpiter, além de planetas durante o nascer e pôr do sol.

Os binóculos permitem ainda a visualização com ambos os olhos. Isso é mais confortável e natural, e ajuda muitos observadores a ter uma percepção de profundidade, embora isso seja uma ilusão com objetos de tão grande distância.

canal de ofertas

Objetos escuros também parecem mais brilhantes quando vistos com binóculos. Feitas essas considerações, vamos às cinco dicas.

1. Comece com binóculos pequenos

Por mais que seja tentador querer comprar o maior binóculo da loja, os instrumentos mais indicados para astrônomos iniciantes são os de baixa potência.

Por exemplo, binóculos de 7×50 são ideais para começar a explorar o céu, podendo observar objetos de até 10 de magnitude. Porém, o maior benefício é que eles são leves o suficiente para que o usuário possa segurá-lo confortavelmente e com firmeza (sem tremer a imagem).

telescopio refrator 60az powerseeker

Binóculos maiores são mais pesados e, por consequência, são mais difíceis de manusear.

Um modelo de 10x até pode ser utilizado por curtos períodos de tempo. Porém, ampliações maiores do que isso vão exigir que o usuário compre um monopé ou tripé para manter o binóculo estável.

VEJA MAIS

2. Apoie-se em algo

Se está difícil manter o binóculo fixo em um determinado objeto celeste, experimente se apoiar em algo. Pode ser um carro, uma árvore, uma parede. Alguns utilizam a própria barriga para apoiar os cotovelos.

Além disso, para manter a imagem estável, experimente segurar a respiração por alguns segundos. Por mais que o movimento seja pequeno, o movimento de respiração do nosso diafragma já é suficiente para atrapalhar a observação com um binóculo.

Caso esteja cansado, sente naquelas cadeiras de praia, que permitem reclinar o encosto. Assim, é possível manter as costas e cotovelos apoiados, gerando uma visão fixa, mais estável e nítida do céu.

3. Procure um local escuro

Se você pretende usar binóculos para observar a Lua, não tem muito segredo.

Porém, se você quer observar os planetas e objetos de céu profundo – como aglomerados de estrelas, por exemplo -, é fundamental estar em um local bem escuro, longe das luzes das grandes cidades.

Quanto mais escuro melhor, o que significa se afastar de qualquer fonte de luz artificial, inclusive do celular.

Geralmente, nossos olhos demoram entre 15 e 20 minutos para se acostumar com a escuridão. Quanto mais respeitar esse período de adaptação, mais objetos de fraco brilho você conseguirá observar.

Para se orientar na escuridão, leve uma lanterna com uma lente vermelha, que permitirá que seus olhos permaneçam ajustados à escuridão. Você também pode improvisar um papel celofane vermelho na lanterna.

binoculo 7x50 1

4. Apontando para o objeto

No início, pode ser um desafio conseguir mirar o binóculo em um determinado objeto.

Por isso, a dica é começar olhando o céu sem o binóculo. Quando escolher um determinado objeto, mantenha o seu olhar fixo no astro e levante vagarosamente os binóculos até os olhos, sem mover a cabeça.

Para facilitar, comece com os astros mais brilhantes para facilitar a localização. Com prática, esse processo será muito mais fácil e rápido.

5. Procure clubes de astronomia

Procure saber se a sua cidade possui algum clube de astronomia. Se não tiver, pense na possibilidade de criar o seu próprio grupo de observadores com binóculos.

Por mais que pareça uma atividade solitária, a observação do céu é mais segura e proveitosa quando feita na companhia de outras pessoas.

Com isso, você poderá construir um senso de comunidade, fazer novas amizades e se divertir com pessoas que mantêm o mesmo interesse pelo céu noturno.

canal de ofertas

Dica bônus: Agasalhe-se

Pode parecer óbvio, mas é importante se agasalhar bem ao observar o céu, mesmo que o clima não pareça tão frio. Leve blusas e casacos extras que permitam se agasalhar em camadas, adicionando ou removendo as peças para melhor conforto térmico.

É preciso ter atenção especial para os pés, principalmente se for observar sobre a grama ou se o chão estiver molhado. Para isso, utilize calçados com solados mais grossos ou fique em pé sobre tapetes isolantes.

O ideal é que você esteja em um local protegido do vento, pois uma brisa leve pode esfriar depois de algumas horas.

Não se esqueça de levar uma bebida quente – como café, chá ou chocolate – para se manter aquecido durante a noite.

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Tags:

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *